27 de maio de 2012

SANTA SARA - PADROEIRA DO POVO CIGANO

SANTA SARA - PADROEIRA DO POVO CIGANO

Maio 23, 2012 por Fernando D´Osogiyan






                                                                Santa Sara Kali

A Slava (comemoração) de Sara Kali acontece nos dia 24 e 25 de maio. A Cigana Escrava que Venceu os Mares com sua Fé e Virou Santa.
Conta a lenda que Maria Madalena, Maria Jacobé, Maria Salomé, José de Arimatéia e Trofino, junto com Sara, uma cigana escrava, foram atirados ao mar, numa barca sem remos e sem provisões. Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus, e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito. Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e aportou com todos salvos em Petit-Rhône, hoje a tão querida Saintes-Maries-de-La-Mer. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias. Sua história e milagres a fez Padroeira Universal do Povo Cigano, sendo festejada todos os anos nos dias 24 e 25 de maio.
Segundo o livro oráculo (único escrito por uma verdadeira cigana) “Lilá Romai: Cartas Ciganas”, escrito por Mirian Stanescon – Rorarni, princesa do clã Kalderash, deve ter nascido deste gesto de Sara Kali a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: “Dalto chucar diklô” (Te darei um bonito lenço). Além de trazer saúde e prosperidade, Sara Kali é cultuada também pelas ciganas por ajudá-las diante da dificuldade de engravidar. Muitas que não conseguiam ter filhos faziam promessas a ela, no sentido de que, se concebessem, iriam à cripta da Santa, em Saintes-Maries-de-La-Mer no Sul da França, fariam uma noite de vigília e depositariam em seus pés como oferenda um Diklô, o mais bonito que encontrassem. E lá existem centenas de lenços, como prova que muitas ciganas receberam esta graça.
Para as mulheres ciganas, o milagre mais importante da vida é o da fertilidade porque não concebem suas vidas sem filhos. Quanto mais filhos a mulher cigana tiver, mais dotada de sorte ela é considerada pelo seu povo. A pior praga para uma cigana é desejar que ela não tenha filhos e a maior ofensa é chamá-la de DY CHUCÔ (ventre seco). Talvez seja este o motivo das mulheres ciganas terem desenvolvido a arte de simpatias e garrafadas milagrosas para fertilidade.
Considerada pela Igreja Católica como Santa de culto local , pois nunca passou pelos processo de canonização, Sara esta ligada à história das tradições cristãs da Idade Média e o assim chamado culto às virgens negras. Não se conhece a razão exata que levou os ciganos a eleger Santa Sara como sua padroeira, mas foi ela quem converteu os ciganos para o Cristianismo.
Ela é a mais venerada Santa para os ciganos e todo acampamento cigano conduz uma estátua da virgem negra depositada num altar de uma das tendas cercadas por velas, incenso, flores, frutas e alimentos. Contam as lendas que os restos mortais de Sara foi encontrados por um rei em 1448 e depositados na cripta da pequena Igreja de Saint-Michel em Saint Maries de La Mer.
Assim, todos os anos na madrugada de 24 de maio milhares de ciganos de quase todas as regiões da Europa, África, Oriente e dos quatro cantos do mundo, reunem-se na pequena igreja de Saint-Michel em louvor e homenagem a sua padroeira.
Outras versões são contadas, mas essa é a mais popular entre todas.
Internet-Povo Cigano

20 de maio de 2012

HISTÓRIA DO EXU CAVEIRA


HISTÓRIA DO EXU CAVEIRA

Texto enviado pela SeteRosas da Calunga
em 24 de Março de Buenos Aires Argentina

 





Resumo da história de Exu Caveira, obtido pelo método psicofónico Dora Mãe de Santo IANSÃ, que é um meio de Exu Caveira, bem como para a nossa aprendizagem Terreiro, que são profundamente gratos tanto para a sua vontade sempre orientado para o estudo, ensino e difusão do culto, machado Mae, Papeete-Alarupo Señor.

PREGUNTA: Pae pode guiar-nos à sua passagem, tanto quando ele estava no plano físico, como no plano espiritual, tanto quanto você poderia concordar, para entender mais sobre sua história e missão hoje, em nosso amado Kimbanda
Resposta: No início do meu assentamento como Exu, que me deu o machado e foi coroado como o Senhor Omolu, eu aceitá-la ea partir desse momento trabalhar sob a sua irradiação divina.
PREGUNTA: Senhor Como isso aconteceu e há quanto tempo isso aconteceu?
Resposta: Isso aconteceu cerca de 2500 anos depois de minha última passagem de vermelho, eu foi levado perante o trono do grande Omolu e foi consagrada.
PREGUNTA: Como espiritualistas que somos, sabemos que todos nós somos sujeitos sob a lei do carma e, portanto, você também, como essa lei irrefutável impacto em você?
Resposta: Eu descarne ligada a sentimentos de vingança e ódio por minha vaidade e se inclinou egoísmo, que também foi impulsionado toda a humildade e dependência humana desde que eu era um covarde pecador.
PREGUNTA: quais foram os eventos a que você se refere?
Resposta: Eu tive muitas outras encarnações, mas nenhum tubo de relevância, como estas eram como um método de aprendizagem e testes, porque no tempo que a humanidade ainda não estava imerso na ambição sem limites ea tirania, em que eu tinha que passar depois de muitas outras vidas que inevitavelmente me levaram a ter que sofrer tudo as desgraças que se abateram sobre a luego.
PREGUNTA: Você pode explicar mais detalhadamente esses eventos, a fim de ter uma melhor compreensão da matéria?
Resposta: Na terra do Egito antigo que eu era senhor de um povo que amava a natureza e viviam à beira do Sagrado Nilo, mas a natureza que amava e respeitava-os, pregou uma peça em nós, porque nosso povo atingiu uma terrível seca que nos leva à miséria e à fome, e os sacerdotes fazendo oferendas aconselhados por animais sacrificam, que nunca nós não tivemos nenhum resultado, assim, por ordem do Sumo Sacerdote do nosso povo, que decidiu sacrificar crianças a fim de apaziguar os nossos deuses, e assim aconteceu, mas nenhuma resposta foi tal desespero que levou à sacrifício excessivo de todas as crianças da aldeia, e como resultado não havia tais criaturas inocentes para sacrifício, o sacerdote voltou seus olhos para minha esposa que estava grávida, a pensar como um último recurso que a semente que estava dentro do que podia ainda nossos Deuses ira. Eu me opus com toda minha força para meu primeiro filho foi assassinado, mas tudo em vão porque uma noite, os homens se reuniram invadiram a minha casa e levou minha esposa, então resultado de estupro eo aborto dessa violação a minha descendência e o Sumo Sacerdote no sedimento dar desnecessariamente sacrifícios, o meu coração cheio de ódio e vingança tomou conta de mim e eu jurei a mim mesmo que enquanto eu tiver vida eu iria vingar matando-os todos, um por um, especialmente o sumo sacerdote e que foi ele quem deu a ordem para tal abominação e assim hice.
PREGUNTA: E os deuses a quem as pessoas adoravam, tais como responder às suas solicitações?
Resposta: Nunca respondeu aos nossos pedidos e eu perdi minha fé neles, porque o sacrifício de crianças do meu povo e minha família não adiantou, como meu povo é destruído pelas areias do deserto enterrando para sempre, após uma grande enchente que ocorreu que mudou o curso do rio grande Termino com toda a vida em torno dele, mas meu ódio em meu coração persistiu e havia apenas sentimentos de vingança e sangue, se você sabe que eu estava sendo perseguido pelos espíritos daqueles homens a quem eu tinha enlatada, pois eles haviam formado um falange espiritual poderosa para me ver morto e sumo sacerdote era o seu líder, quando eu era neste caso, a vítima de auto-ódio que eu tinha sembrado.
PREGUNTA:Se a cidade onde vivia foi destruído, que foi o local escolhido para estabelecer?
Resposta: Partir desse momento nunca me acomodei em qualquer lugar fixo, e agora sem-teto e sem rumo também formar um exército sombrio composta de homens infames e cruel para aqueles que estavam atacando outras aldeias e cidades, destruindo e matando pessoas inocentes, causando terror a todo o antigo Egito, invadindo todas as terras poderiam manchar de sangue as águas sagradas do rio Nilo, entregando-se a todos os vícios e depravação com todas as mulheres que capturados, em minha própria loucura eu pensei que se eu não poderia ter minha esposa, então nenhum outro homem não deve ter, estava tão perturbado que, mesmo vir a dar-me a outros homens, mas mulheres também estupradas e criaturas que então mortos sem piedade.
PREGUNTA: nada Hiso Ninguém para detê-los?
RESPOSTA: Sim, obviamente chegou aos ouvidos de Faraó, que enviou uma força poderosa para parar, mas o rei também teve os seus inimigos dentro de seus súditos e que entrou em contato conosco antes e fomos avisados de seus propósitos e até comprei a acecináramos e nós fizemos, mas aqueles que tinham sido contratados para matar-nos nos traiu, a fim de dissipar qualquer suspeita sobre eles, e os soldados mais leais do palácio encontramos e atacou com tal força e ódio foram massacrados com a maldade mesmo que teve para o outro e eu morro sob a borda implacável da espada dos soldados e então eu deixei o astral.
PREGUNTA: Como foi a transição para o mundo espiritual e como este foi recebido ou que impressão tubo plano
Resposta: Eu comecei para o inferno, mas o inferno que era a minha própria consciência, que é implacável e de lá eu vi meu corpo sangrando borda rasgada inerte da espada, não percebendo o que estava acontecendo lá, mas vendo o O sangue escorria dos ferimentos infligidos Hiso Lembro-me de todas as minhas atrocidades, olhar desesperado em torno de mim e tudo que eu podia ver eram corpos e caveiras fedorento e sujo que iam e vinham comigo, e eu caí presa de terror e desespero e nesse estado de loucura não sabia quanto tempo eu estava lá assistindo horror.
PREGUNTA todos inerte: É tão terrível remorso no plano espiritual, poderíamos dar mais detalhes de como você, dentro de sua própria experiência vivida?
Resposta: Minha visão era de fogo e sangue, queimando tudo ao meu redor e em mim, o medo tomou conta do meu ser e minha consciência turbo para que eu não era mais eu mesmo, e não podia fazer nada para retirar da minha mente o sentimento de culpa por causa de meus próprios erros e não podia fazer nada sobre isso. Eu me senti dentro da minha cabeça rindo e chorando ao mesmo tempo, perturbando todos os meus sentidos e medo foi se tornando mais profunda e intratável, sentindo-se totalmente derrotado, mas o meu ódio me incomodou mais e mais sem sentido, em minhas memórias eu perguntou onde estavam os meus entes queridos, minha esposa, meu povo a quem eu tinha tido tanto amor?, mergulhados na escuridão da minha própria consciência que é indescritível e só quem já esteve lá pode entender o que Eu estou dizendo, mas hoje já não me incomoda que eu estou dizendo que muito se aprendeu com este episódio triste na minha vida espiritual.
PREGUNTA: Quanto tempo dura a tortura
Resposta: Eu realmente não posso saber quanto tempo passa em que lugar horrível, mas eles eram muitos anos em que eu estava vagando pela imensidão implacável, inefável, e torturado por meus inimigos no passado, cada grama de tolerância, e sem força, nem lágrimas, nem amor, nem odiá-lo, mesmo durante Eu obcecado por tanto tempo já não existia, nada pode ser conhecido através das palavras humanas para descrever essa sensação de desconforto e abandono total, e dentro do que eu pedi ajuda e ninguém me ouviu rir aqueles que só horrível impiedosamente torturado minha mente . Em um momento até que alguém ouviu minhas preces, eu não conseguia ver onde apareceu, mas ele veio montado em um cavalo de cor preta grande, era como ver-me quando estava encarnado, com o aparecimento de um guerreiro temível, rasgando de que fin.
PREGUNTA lugar: depois de deixar o lugar onde ele foi levado por esse espíritu.
Resposta: Na verdade eu não sei, tenho muito preciso onde estava, mas eu me lembro que me deixou em uma espécie de abóbada rochosa, porque é mais como aquele lugar, o que fazemos no pânico que eu tinha me perguntado se minhas preces foram finalmente ouvidas e tinha saído daquele lugar torto, eu senti como se minha força foi e começou a substituir outros parecem que cuidou de mim com uma incompreensível dedicação, em um ponto perguntou se ele tinha saído deste inferno, e uma voz que não sabia de onde ele veio me cale a boca e fazer responder agora que o grande Pai deu! Eu não entendo de onde saiu essa voz e meu medo era tal que ele está em silêncio para completo.
PREGUNTA: Muito tempo estava lá e esse espírito que o salvou de que lugar de novo e foi identificado presentársele?
Resposta: Havia muitos anos em que cofre onde eu tipo de recuperação e capaz de ficar nuevamente.Sobre o piloto que me resgatou sim eu novamente apresentado, mas desta vez como um nobre, armados até os dentes, carregando um tridente que tinha rubis grandes frisado que parecem estar queimando. Seu comportamento era enorme e uma grande capa preta cobrindo a metade das costas, quando eu queria olhar para seu rosto, ele disse, sua voz forte e com certeza não vai tentar olhar para mim inútil, só quando eu tiver você pode fazer, porque o dia você pode ver, eu me vejo, porque aqui somos todos iguais, tal era o seu tom autoritário meu corpo tremia tanto que não podia controlar, apenas olhando para o seu serviço de demissão sem omitir nenhuma palavra, apenas siga o seu ordens. Ele mandou-me para levá-lo para onde ele me disse, era como seu escravo, ele disse que iria seguir as ordens dele, se ele iria voltar para onde ele tinha me resgatou, me disse para seguir suas instruções e cuidados e vontade Gostaria de trabalhar e de alimentos, você desobedézcame e sofrer o castigo merecido. Minha intriga era tal que ele poderia pedir a ela para saber o nome dele e ele me disse que para o momento, com o tempo vai saber, agora cale-se e siga-me para o primeiro lugar para trabalhar, eu continuei correndo atrás dele, passear pelos lugares sujo e com mau cheiro, me ensinou a usar novas armas, uma vez que consegue ganhar a sua confiança (depois de muito tempo), seguindo as lições que aprendi a recuperar gradualmente o amor pela criação e cada vez mais sentida a importância do trabalho realizado em apoio dos que sofrem de outros na parte inferior do astral. Na sequência deste trabalho foi gradualmente pagar as dívidas da minha vida passada, subindo os degraus daquele mistério e me ame com fidelidade e conquistar a confiança do meu chefe e seus superiores, que foi testado uma e outra vez, eu aprendi a gerir e moldar a vontade e as coisas que eu queria e ele queria. Foram anos de aprendizado, realmente não sei como definir o tempo em termos de Terra física ou, mas eu garanto que eles não eram menos de cem años.
PERGUNTA: Você pode esclarecer as jurisdições onde entidades como vocês chamam de que sênior o resgatou?
Resposta: Eu sabia que eles quando ensinou-lhe as ordens para o trabalho feito, mas nunca teve contato direto com eles, só ele tinha acesso direto a eles, mas aconteceu, em seguida, conheci outros homens como eu chefe e fui convocado antes deles e eu me tornei EXU! Oficialmente, naquela época eu fui apresentado ao trono divino na frente do Sr. Omolu! O que me deu as responsabilidades e as leis que cada Exu deve assumir e respeitar, se ele quer Exu e eu aceitá-las com plena satisfação, orgulho e felicidade, e essas leis são: AMOR DE DEUS E SUA LEI, A CRIAÇÃO DO AMOR PAI E todas as criaturas, a lealdade ACIMA DE TUDO, o estudo e compreensão JULGAR A DEVIDA SABEDORIA, obedecer às regras para baixo como os TOP, e algumas outras regras que eu estava autorizado a apresentar devido à importância para todos Exús.
PREGUNTA: Uma vez que ele se tornou Exu Quais eram as tarefas?
Resposta: Inicialmente trabalhando na articulação da minha cabeça como símbolo de gratidão e simpatia, mas logo sentiu a necessidade minha própria falange, como os espíritos de escravos a quem eu havia resgatado no trabalho com meu chefe e éramos um grupo grande, e todos estavam debaixo de mim, apenas no momento em que velho sacerdote do meu povo que tinha sido meu inimigo havia sido reencarnado em solo Africano e também minha ex-mulher, reencarnado na mesma área deve ser a sua esposa, que a lei possa ser cumprida, vendo a imagem que eu tinha formado ordenou uma audiência imediata com o grande e Omolu Senhor Ogum Mege, e pediu-lhes que intercedam com o meu propósito era que eu era o executor do meu velho tutor, felizmente meu pedido foi ouvido e estar convencido de que eu deveria ter minha própria falange assumiu a responsabilidade de estar ao lado do Sacerdote, uma vez que na aldeia onde ele nasceu, ele tinha sido preparado desde a infância para ser babalorixá, substituindo o sangue de seu pai e filha da minha esposa foi prometido babalawo de uma menina em casamento a sua ex-executor, e dessa maneira que a trama particular que terminou as nossas diferenças, e frutos de que o casamento, ela deu à luz vinte e quatro filhos e eles foram criados com o devido cuidado, muito trabalho que eu tinha naquela aldeia, até que eu comece o homem branco e começou com a invasão e captura de escravos para o Ocidente. O trabalho será intensificado porque tínhamos que conter toda a revolta e ódio que emana daqueles que foram escravizados e ser pego foram arrastados para o porão dos navios, como vós foi protegido negreros.Mi velho homem foi preso, eu não tinha nenhuma utilidade para os colonos mas seus filhos, todos eles foram capturados e escravizados Karma.
PREGUNTA cumpriu a lei: Como é que você nos disse com os princípios ea organização do Kimbanda?
Resposta: É para além do meu conhecimento como decretou o organizá-lo, mas posso dizer que eu passar o tempo até que a ordem veio de cima, e todos os espíritos que eram os guardiões dos seres humanos deve estar preparado; Como novo astral em outras terras seria formada, porque seria Precisamos de um grupo espiritual adequada como uma nova religião iria nascer e que faria em breve, do ponto de vista espiritual foi um curto espaço de tempo, muito pelo contrário do que aconteceu no plano físico que levou anos imundas para a concepção. Estávamos preparados como se tinha ordenado, até que a Umbanda Sagrada! Foi aberto, e foi então que fui nomeado guardião da esquerda Omolu sagrado, e depois desse evento eu assumir meu trono, meu título e meus atributos todos, eo primeiro a realizar terea foi o guia novamente meu testamenteiro de idade , que em seu próprio direito é agora no maior astral, para todas as contribuições em sua última reencarnação Hiso favor da Umbanda e espíritu.
PREGUNTA: Boa causa: Você nos disse que quando ele se tornou um dos guardiões e que está à esquerda de Omolu no seu trono, que é a função que se aplica a você?
Resposta: E agora a partir daqui, do meu trono Eu estou sempre presente comandando a falange da Caveira Exus, e só depois muitos e muitos anos eu podia ver meu rosto real, que é igual à minha querida querido tutor e Caveira TATA grande! Para quem devo todo o respeito e carinho, mas eu digo a todos os que professam a religião que meu nome não se deve confundir Exu Caveira, com o nome da grande Tata Caveira, embora as suas obras são semelhantes, os mistérios são diferentes, trabalhando em sete diferentes áreas de fé e trabalho nos mistérios da geração de Calunga, pois é de lá que a vida se transforma, resultando na geração de outras vidas. Mas não devemos esquecer que há sete mistérios da geração, eo principal é a lei maior, que é o que os comandos ou regras todos os outros mistérios de qualquer Exu. Meu campo real da ação ou onde eu operar onde há infidelidade, falta de respeito para a geração ou algo semelhante, eu exercer o meu machado ou força, deprimente e dirigir no caminho certo, para evitar a queda presa a esses espíritos malignos , sem piedade, para assim evitar passar pelos locais mais baixos astrais sombrios onde eu passei, porque eu não quero que ninguém passar pelo que eu passei e eu lhe disse. Mas, se suas ações foram louvável diante de Deus sempre terá um Exu Caveira para o que necesiten.
PREGUNTA: Você pode esclarecer mais sobre os seus mistérios?
Resposta: Tudo o que é meritório aos olhos de Deus é motivo de louvor e, portanto, como resultado desses atos que revitalizar e dar lugar a todos os bons desejos de inspiração para a humanidade e toda a natureza, por isso dessa forma pode amar reinado como tudo foi salvo por Exu amor, como aconteceu comigo também e sempre que há muito mais respeito e respeito pela religião que nos foram encurta o caminho para outras áreas da vida superior.Pero aqueles que praticam a traição, a infidelidade, o aborto, inflige regras ou mistérios de Exu Caveira que não serão tolerados de forma alguma, e aqueles que infligir essas leis são condenados por tais atos, e ficam sujeitas a minhas leis que se relacionam com a lei de causa e efeito, ou a lei da ação ea reação e eu vou sentir o peso de acordo com a gravidade que tem sido imposta. Mas quem fez bem pedir todas as suas necessidades com a fé que eu darei, como qualquer espírito da linha de Caveira, especialmente os seus médiuns, essa é a minha misterio.
PREGUNTA: A falange ou da linha de caveiras está relacionado com Tata Caveira, ele dirige?
Resposta: A linha das Caveiras falange pertence à Tata Caveira, já que ele é o mais velho de Exu, ele foi o primeiro que o seu nome Tata diz que ele é o pai de todos os Exus, e ele está sempre sentado ao lado do OMOLÚ.
PREGUNTA: Grande: Com referência a Tata Caveira pode nos dar uma explicação da sua constituição, já que há muita controvérsia sobre este assunto, se ele realmente reduz seus médiuns ou não?
Resposta: Sr. Tata Caveira não incorporar em seus médiuns, mas isso não significa que ele não é, geralmente, quando ele escolhe o meio como seu protegido, que é sempre um outro Caveira baixo na estrada, e somente quando o meio é para deixar este mundo material, é onde ele vai se manifestar para dizer adeus a seus protegidos, o amigo e família do médium, mas que não conseguiu que ele não fez presente, que é oferecer, ele está sempre com seus médiuns, como Exu e baixa para o seu nome, e tem a mesma sabedoria e poder que ele próprio, porque deu Tata Caveira para efecto.
PREGUNTA como: Por que não deixar cair Tata Caveira e Omolu sim, qual é a diferença? Resposta: Tata Caveira não pode sair em um meio, porque sua vibração é como destruir seus corpos, especialmente as espreguiçadeiras supra-renais para a sua vibração tremenda, e a pessoa estaria em perigo de desencarnado, que já houve casos que a pessoa que está sendo incorporada em um espírito de Caveira e até mesmo as almas morreu em cerca de quinze minutos ou mais, por isso ele não cai e que é um dos convênios e mistérios que ele tem comigo e eu não vou dizer porque é segredo de Exu, o que fazemos e dizer-lhes que tenho licença para isso é que nas raras ocasiões em que Tata Caveira chega, ele tem que impregnar o material mais pesado para carregar no seu duplo Eterio, para reduzir a vibração e não causam problemas que eu mencionei, mas esse ato leva um grande esforço e não mostra tolerância à vibração por alguns do meio, é por isso que só vai dizer adeus a seus amigos e filhos de fé, com respeito à Omolu divina, eu não vou falar sobre isso, porque agora não tenho licencia.Ustedes são capazes de perguntar diretamente a ele como seu diretor espiritual, ele é guiado jefe.
PREGUNTA: Finalmente devemos ter algum atributo especial de ser protegida a partir da linha de Exus Caveiras?
Resposta: Qualquer pessoa que tem um guia espiritual Caveira Exu é porque em algum momento no passado, tanto infligidas pelas leis da sua própria criação e, portanto, como seu meio de exsudato estão ligados uns com os outros para estes erros do passado e decidiu nesta reencarnação vêm desta forma para corrigir os erros das vidas passadas ou anteriores.Y são razoavelmente certo de que se eles seguirem o diretrizes de trabalho corretamente, e disciplina, assim como aconteceu comigo também, como o meu velho sacerdote e descanso carrasco certeza de que tanto você, como seu próprio Exu vai ganhar o direito de subir ao plano superior esferas (Alarué- Alarupo), é esta minha saudação

O SOM DAS LETRAS INFLUENCIANDO NA SUA PERSONALIDADE


O SOM DAS LETRAS INFLUENCIANDO 
NA SUA PERSONALIDADE

Babalorixá Jefferson de Yeman ( do Jardim Redentor)

Com que letra começa o seu nome ?

Cada letra tem um som e cada  som transmite uma energia que influência, e muito, a personalidade de uma  pessoa. Procure a inicial de seu nome ou de seus amigos  e descubra o  que ela tem a dizer.

A  Dona (o) de uma personalidade ativa e  decidida, você é uma pessoa cheia de energia, sempre pronta a se lançar em  alguma aventura. Uma vida sem desafios, para você não tem a menor graça. E  como também é um (a )líder nato(a), acaba arrastando os outros com o seu  entusiasmo. Só tome cuidado para não se tornar um (a ) cabeça  dura..

Você é do tipo que sabe o que quer, e sempre chega lá.  Embora viva em busca de prazeres, é muito preocupada com a segurança  financeira. Tem hábitos enraizados, uma memória excelente e adora dividir  suas experiências com alguém, de preferência com seu amor. Seu aprendizado é lento, mas profundo: depois que aprendeu, nunca mais esquece. O lado vingativo? O risco de se tornar teimoso (a ) e ciumento(a).

  Criativo (a ), amável e expressivo (a), você é uma pessoa cheia de charme e com  uma dose incrível de curiosidade. Tem a maior dificuldade de se concentrar no  que está fazendo e não consegue guardar suas idéias só para você: precisa  compartilhar tudo com os outros. Festas? Você adora, e está sempre de bom  astral. O único perigo é exagerar a dose e se tornar nervoso (a), inquieto (a )  e pouco fofoqueiro(a). Mesmo porque você adora "enfeitar" a  realidade.

Atencioso (a), ligado à família e com um senso maternal  enorme, você gosta de se sentir útil e necessário(a) e costuma assumir mais
responsabilidades do que pode. Sua palavra é uma só e dificilmente você volta  atrás. Muito ocupado (a ), está sempre fazendo alguma coisa e dificilmente tem  uma hora livre para o lazer. O perigo é se tornar dependente e infantil  demais, "sempre pendurado(a) nos outros" .

E   Inteligente e  comunicativo(a), você tem necessidade incrível de falar, mas nem sempre diz  tudo o que se passa pela sua cabeça. Movida pela razão, só fica bravo(a)  quando é desmentido(a) ou contrariado(a) . E como pensa muito, também tem  dificuldade de se concentrar no que está fazendo.Poderia se tornar um (a )  ótimo(a) escritor(a), advogado(a) ou professor(a).Mas precisa controlar seu  nervosismo e tomar cuidado para não virar um (a )tagarela.

F   Romântico (a ), divertido(a) e cheio(a0 de amor para dar, você quer que todos  gostem de você, e não economiza gentileza e simpatia. Adora ser o centro das  atenções e, da vida, quer apenas o melhor: dinheiro, poder,sucesso... Mas  basta aparecer uma criança que seu coração derrete. Quanto ao lado negativo,  bem, você tem um certo ar de mandão(dona) e pode se tornar muito egoísta se  continuar se preocupando tanto com as coisas e com você. Afinal ninguém tem  obrigação de ser perfeito.

Sério(a) e honesto(a) no trabalho, você  busca a perfeição em tudo o que faz e se aborrece quando as coisas não saem  como queria. Pensa muito antes de agir, mas quando decide é capaz de  mergulhar de cabeça no que está fazendo e esquecer da vida. Assuntos ligados  a saúde são os seus preferidos, e poderia muito bem trabalhar nessa área.  Cuidado com a impaciência, que pode levá-la a um estress  facilmente.

Bastante ligado(a) em dinheiro e posição, sua  personalidade cresce quando você se vê diante de um desafio. " Vem quem tem"  poderia ser perfeitamente seu lema na vida. E você não fica dias buscando  soluções para os problemas: resolve tudo num segundo. Isso sem dúvida, faz de  você uma pessoa meio solitária, pouco chegada a brincadeiras e um tanto  quanto distante e severa Será que toda essa eficiência não esconde uma certa  insegurança?

I     Carinhoso (a), sensual e muito fiel, você tem  necessidade de demonstrar seu amor a todo instante ? e espera que a pessoa  amada faça o mesmo.Superprotetor (a ) e muito prático(a), está sempre  disposto(a) a resolver os problemas dos amigos mais chegados. E costuma ficar  bravo (a ) quando eles não aceitam sua ajuda ou seus conselhos. Outra grande  preocupação sua é o dinheiro, coisa de que você gosta bastante, não? Cuidado  para não se tornar uma pessoa muito teimosa, possessiva e  dependente.

J  Você joga de igual para igual com qualquer pessoa. Não  se sente melhor nem pior que ninguém e tem uma cabeça bastante aberta. Ficar  parado (a )?Impossível! Com sua agilidade mental e física, você passa o tempo  todo tendo ( adora estudar), não perde uma oportunidade de viajar e tem  uma paixão pela vida de dar inveja a qualquer um. Só não é legal na hora  de julgar os outros ou de dizer certas "verdades" à queima-roupa, sem um pingo de diplomacia.

K  Você tem muito poder! É independente,   decidido(a) e tem um magnetismo invejável, mas nem por isso vive anunciando  suas qualidades. Ao contrário.Gosta de ficar quieto (a ), observando e tirando  suas próprias conclusões,sem se preocupar com a opinião alheia. A  sensualidade é outro de seus pontos fracos, e você sabe explora-la muito bem.  Seus defeitos? Ser ciumento (a ), meio(a) possessivo(a), Por isso cuidado com  certas manias.

L  Essa coisa de grupo definitivamente não faz sua  cabeça. Seu negócio é um de cada vez e, quando sai com um amigo ou um (a )  paquera, não quer mais ninguém por perto. Nessas horas você fica totalmente à  vontade, e, até tira de letra qualquer desentendimento que possa surgir.  Agora, se há uma coisa que deixa você nervoso (a ) é ter que tomar uma decisão.  Ufa, como é difícil, não? Por isso, às vezes, você parecia teimosa      (o ). Ou  preguiçosa (o )e desligada(o). Mas é tudo fuga.

M   Emotivo (a) e  muito ligado(a) à família, você exagera nos seus cuidados e corre o risco de  sufocar aqueles que ama. Mas isso é porque tem muita energia e precisa manter  as mãos e a cabeça sempre ocupadas com alguma coisa. Nas relações de amor ou  de amizade, quando se machuca, você se recolhe para dentro de sei mesmo (a ) e  só sai depois de um pedido de perdão.Quer um conselho? Controle melhor seu  temperamento e deixe as pessoas amadas mais na delas.

Criativo (a ), dinâmico(a0 e inteligente, você é um(a)  trabalhador(a)incansável, disciplinado(a) e sempre disposto(a) a colaborar  com os outros, sem nenhuma outra intenção a não ser a de ajudar. Prático(a)consegue executar tarefas cansativas e monótonas, que a maioria das  pessoas detestaria encarar. Mas quando está trabalhando odeia ser  interrompido(a).
É muito critico(a) como você mesmo(a) e com os  outros.

O  Em casa, rodeada pela família, você se sente uma rainha:  assume
qualquer responsabilidade, resolve todos os problemas, se emociona com todas as situações. Mas se alguém o(a) magoar é capaz de dias em silêncio,curtindo sua mágoa. Não, você não é vingativa, mas é possível que passo anos  sem falar com a pessoa que o(a) ofendeu. Cuidado! Esse negócio de controlar manipular a vida dos outros pode acabar virando obsessão. E da sua  vida,quem cuida?

P  Você busca a paz a qualquer preço, nem que  seja... brigando! E nem de longe imagina viver ao lado de pessoas que se  relacionam à base de tapas e berros, sejam elas sua mãe, seu pai ou o grande  amor da sua vida. Além de paz, seu coração seu coração precisa muito de amor.  E você está sempre namorando. Mas que ninguém tente prendê-la ou proibi-la  disso ou daquilo, porque, aí, é adeus na certa Só tome cuidado para não  julgar e criticar os outros.

Q  Você tem um bom coração e está  sempre disposta a ajudar os menos
favorecidos. Vive tentando encontrar  soluções para os problemas que
afligem a humanidade e sabe direitinho como  agir quando está interessada em alguma coisa, pois costuma correr atrás do  que quer. Em geral é movida pela intuição, que em você é muito forte. O  difícil é manter os dois pés no chão e fazer uma coisa de cada vez, já que  está sempre envolvida com mil planos.

Quando se trata de resolver  os problemas dos outros, você pensa e age como se fosse a pessoa mais sábia  do mundo. Quando o problema é seu, fica totalmente confuso (a ). Isso acontece  porque gostaria de decidir as coisas sempre com a cabeça fria. Mas como o  coração tem mania de se intrometer nas nossas dúvidas, fica difícil mesmo  decidir. Quer um conselho? Controle sua ansiedade e não tenha medo de errar!  Essa é uma boa maneira de aprender, sabia?

S  Você sabe  perfeitamente o que quer da vida... e sempre consegue chegar lá! Tem a maior  habilidade para envolver as pessoas que podem ajudá-la a tocar seus planos e  não se importa nem um pouco em fazer um "teatrinho "quando necessário. Sua  sensualidade não passa despercebida, e você aprendeu a usar essa arma muito  bem. Principalmente entre quatro paredes.O perigo é se tornar muito  dominador (a ).

T  Você tem tanto amor para dar, tanta compaixão, que é  capaz de passar a vida fazendo o bem para os outros, esquecendo que é uma  pessoa e que também precisa receber ajuda e amor. Tome cuidado: agindo assim,   pode acabar na posição de mártir . Até porque uma aura de santidade você já  tem. É lógico que algumas vezes, não consegue perdoar ou esquecer um mal que  lhe fizeram.
Mas isso é o mínimo que pode fazer para se  defender.

Amigável , aberto(a) e generoso(a), você é uma pessoa  simpática,
respeitada e fácil de se lidar Mas quando se trata do seu  dinheiro, do seu tempo e de suas preocupações, nada é mais importante. Nem  ninguém. Isso, sem dúvida, é um sinal de que você tem muito o que aprender  sobre o crescimento da alma. Mas se controlar esse egoísmo e for um pouco  mais diplomático (a ) no trato com as pessoas, já terá andado metade do  caminho.

V  Você é uma lucidez fora do comum, quando se trata de  julgar o mundo e as pessoas. E toda vez que abre a boca diz a coisa certa. O  problema é que vive com um pé no chão e outro na lua, ligando e desligando  sua atenção com uma rapidez incrível. Por, isso muitas vezes, parece estar  nem ai com o que ocorre no mundo ou a sua volta. Liberdade, para você, é a  coisa mais importante do mundo e, por isso, costuma resolver sozinho (a )  seus problemas, sem pedir ajuda ou conselhos a ninguém. Ordens? Você  detesta, tanto dar quanto receber. Só precisa aprender a controlar sua  teimosia.

Nada pode deixar você mais feliz do que um elogio. É  capaz até de dar uma festa, só porque alguém disse que é bonito (a ) Em  compensação, costuma entrar na mais profunda depressão quando se sente  humilhada ou desrespeitada por alguém. E, em vez de por para fora sua  indignação , se esconde e se isola de todos. Com crianças, você se dá superbem  e fica totalmente a vontade para demonstrar todo o seu romantismo e  sua criatividade. Cuidado! Esse excesso de sensibilidade revela uma  certa vaidade pessoal, que precisa ser trabalhada . Pense nisso.

X   Cheia de talentos, você possui muita energia e é capaz de levar  seu entusiasmo a extremos, deixando as pessoas atrapalhadas, com a  maior dificuldade em acompanhar seu ritmo. Pudera! Você se envolve em  mil projetos ao mesmo tempo! E, mesmo que não termine nenhum, agita tanto  no começo que é impossível para seus amigos ficarem de fora. Cuidado para  não se tornar muito confusa e dispersa, sem saber que rumo  tomar.Principalmente nas coisas do coração.

Y  Muito   independente, você adora conquistar títulos, pessoas e fãs. É organizada,  responsável e leva o maior jeito para ser chefe, pois sabe comandar um grupo  como ninguém. Com tudo isso, não é de admirar que tenha um estilo todo  próprio de fazer as coisas e não esteja nem aí para o que os outros pensem ou  digam. Com o dinheiro, você é até meio pão dura, mas sabe muito bem fazer seu  pé ?de - meia. Só precisa ter cuidado para não virar uma esnobe. E achar que  não há espaço para algumas bobagens em sua vida, principalmente o  amor

Esta é a letra do destino. E se seu nome começa com Z, você  tanto pode ser o (a ) maior sortudo(a) como ter vários problemas na vida, mesmo  que não faça nada para isso. Por outro lado, tem um ótimo coração,   muita criatividade e bastante energia física. Gosta de manter uma  certa privacidade e tem muitos segredos que não conta para ninguém. Sua personalidade muda bastante, dependendo da situação. E por isso, as  vezes, as pessoas não conseguem entende-lo(a). Tente confiar um pouco mais  nos outros e... acredite : a felicidade existe!

19 de maio de 2012

LIMPEZA ESPIRITUAL - EXPLICAÇÃO


LIMPEZA ESPIRITUAL - EXPLICAÇÃO




O que é a limpeza espiritual?
É um processo espiritual que através da invocação de entidades, faz-se uma varredura de energias ruins e larvas astrais que estão impregnadas na sua casa ou em seu corpo astral. A limpeza tira o que tem de ruim, ficando mais fácil para a pessoa agir sob a proteção do seu anjo protetor.

Em quanto tempo se tem o resultado?
Em torno de 21 dias o resultado é bem satisfatório, mas a limpeza tem efeito imediato sobre quem a recebe. Todos sentem após o ritual a sensação de leveza e de felicidade, porque nada de mal estará mais ao lado impedindo de fazer o que deseja.

Como eu sei que preciso de uma limpeza espiritual?
Através de sintomas específicos como: dor de cabeça constante e sem razão aparente; ou dor ou um peso nas costas; sensação constante de cansaço; desânimo com a vida; sem força de vontade para fazer nada; visão pessimista, acha que nada mais vale a pena; nada que planeja na vida, dar certo; enfim se perceber que tem algo de estranho acontecendo a você ou a alguma pessoa de sua casa, pode ser um sinal de necessidade de limpeza espiritual.

Tem prazo para o efeito terminar?
Assim como uma casa é limpa, aspirada, lavada, com um tempo a poeira retorna, a sujeira aparece e a mesma coisa acontece com as pessoas. Mas diferente da casa, nós, seres humanos, temos como nos proteger destas influências, fechando os pontos de entrada destas energias. Então, para fechar qualquer ponto de entrada de larvas e encostos, basta sentir-se bem, alegre, não permitir que os maus pensamentos retornem. Mas além disso, você estará com o ritual e poderá refazê-lo quando quiser.

A Limpeza Espiritual serve para qualquer pessoa?
Sim, exceto para crianças. Todas as pessoas acima de 12 anos podem realizar o ritual de limpeza espiritual.

O que é preciso para fazer?
Não há restrições quanto a feitura do ritual. Basta adquiri-lo em nosso site e fazê-lo, seguindo as nossas recomendações.

A limpeza espiritual serve para quebrar trabalhos de magia negra?
Não. Para quebra e desmanche de trabalho é preciso algo específico, conhecendo a fundo como o trabalho foi feito e isso acontece através de consultas espirituais.

Que efeitos terei depois do ritual de limpeza?
A primeira sensação é de leveza, liberdade, um estado de espírito muito bom, pois um peso espiritual é retirado de sua aura. E progressivamente, você vai notando sua vida dar certo, os caminhos se abrindo e a felicidade, o otimismo voltando à sua vida.

AMARRAÇÕES

AMARRAÇÕES

Este é um dos temas mais polémicos de que podemos falar, não só no enquadramento do Candomblé, como de qualquer prática religiosa que utilize rituais de magia.
Cabe em primeiro lugar salientar que a magia, como tudo na vida, tem o seu lado bom e o seu lado mau, ou se preferir-mos, o seu lado positivo e o seu lado negativo, e cabe a cada um de nós escolher a utilização que lhe queremos dar.
Está na natureza humana a constante luta por conseguir tudo aquilo que pretende, desde os objectivos mais elevados, até àqueles que nem vale a pena descrever… de tão ignóbeis que podem ser. E uma vez mais, aqui, também é a nossa escolha que prevalece. Somos nós que escolhemos as nossas metas e os nossos objectivos, e por isso, cabe-nos a nós também escolher os meios. E se não é tão questionável que os fins justifiquem os meios, devemos de facto preocupar-nos com os meios que escolhemos para atingir os nossos fins, porquanto, pelo caminho, estão quase sempre em jogo pessoas… e até vidas!
Particularmente no Candomblé, e porque esta página a ele é dedicada, a prática de rituais de magia é uma constante, mas, vamos então analisar como ela é utilizada, por quem e para que fins.
Os Ebós, as Oferendas e as Simpatias, são algumas das formas de magia que utilizamos, mas estes, todos eles sem excepção, foram criados originalmente com o intuito de corrigir alguma situação errada na vida de uma pessoa e para tal pode-se recorrer ao auxílio de diversas entidades; em primeira linha aos Orixás e depois, a outras entidades, que pelo seu estado evolutivo e pelas suas características, se assemelham mais a nós, humanos – aqui enquadram-se os Exús pagãos, as Pombagiras e os Caboclos – e estão de facto num plano mais próximo de nós.
Qualquer destas entidades pode ser uma mais valia na vida de uma pessoa, pois o seu auxílio chega sempre, e se devidamente tratados são nossos aliados preciosos.
Mas a magia, como já referi, também tem as duas faces da moeda, e a quem a pratica, é necessário, diria mesmo essencial, conhecer os dois lados, tornando-se mais uma vez necessário escolher o lado que se vai utilizar, e esse lado deve ser sempre o lado positivo  e construtivo.
Poderíamos aqui, a título de exemplo, encarar como um veneno, que pode ser utilizado e para o qual é sempre necessário conhecer o antídoto: é do próprio veneno da cobra que se criam os antídotos que são utilizados para curar quem é picado por ela -  na magia, grosso modo, também temos que conhecer tanto o veneno como o antídoto, porque para se tratar ou curar alguém que tenha sido atingido pela magia negativa, é necessário saber contrapor.
Obviamente, não vou aqui explicar – nem o poderia fazer – os detalhes desse conhecimento, o importante é que fique claro que quem mexe com um lado tem que conhecer o outro. Um dos magos mais conhecidos de sempre, São Cipriano, começou por ser um dos melhores magos que já se conheceram a manejar a chamada Magia Branca, mas de igual modo, mais tarde na sua vida, virou, e tornou-se um dos mais temidos e eficientes magos da Magia Negra. Também para ele isto só foi possível porque tinha conhecimento verdadeiro e profundo de como os dois lados funcionam.
Portanto, assim como se pode Amarrar, também se pode sem dúvida Desamarrar, mas isto só é possível a quem tenha verdadeiros e fundamentados conhecimentos.
Convenhamos no entanto que não são muitos aqueles que estão verdadeiramente capacitados para isto, portanto, quando pensar em fazer ou solicitar uma Amarração, pense, não duas, não três vezes, mas muitas vezes naquilo que está a pedir, pois você jamais terá a garantia de que o seu pedido possa ser atendido
Ao fazer uma Amarração, você não só estará a pedir algo para si, como estará a mexer com a vida de outra pessoa, e de alguma forma forçando-a a agir de uma maneira que ela muito provavelmente não quer, não de forma voluntária e consciente. Quando isso acontece, muita coisa se altera, e por vezes os resultados não são nada satisfatórios e são até perniciosos para a vida das pessoas envolvidas.
Imagine uma situação em que você quer muito ficar com uma outra pessoa e faz uma Amarração para conseguir o seu intuito. Imagine agora que uma segunda pessoa está interessada nessa mesma pessoa para quem você fez a Amarração e resolve também, para conseguir o seu intuito, fazer também uma Amarração. Como é que fica essa pessoa que está pelo meio? E você, vai conseguir o seu intuito? Ou é a outra pessoa que vai conseguir?
Este tipo de situação não é inédito, é até cada vez mais comum, dado que são cada vez em maior número as pessoas que recorrem a este tipo de magia (embora a maioria jamais vá admitir que o fez!), e garanto que daqui não sai nada de bom para nenhuma das partes envolvidas, só confusão e mais confusão e muita dor. Cria-se assim um ciclo vicioso, e nenhuma das partes vai sair a contento.
Ainda que posteriormente seja feita a magia para Desamarrar, entretanto, já muita coisa aconteceu que não tem retorno e já nada voltará a ser como era antes, ainda que a Desamarração seja um sucesso. Amarração mexe com o destino da pessoa, e nós simplesmente não temos o direito de impor a nossa vontade na vida e no destino dos outros. Esta forma de utilizar a magia não é de todo uma forma positiva. Está na hora de todos perceber-mos isto e agir-mos em conformidade.
Gostaria, de uma vez por todas, que os verdadeiros adeptos e/ou praticantes do Candomblé, independentemente do posto que ocupem, se negassem determinadamente a aceitar este tipo de trabalhos que constantemente nos pedem, ou sequer de pensar neles como uma solução para as nossas vidas, porque não é de facto uma solução; mais que não seja, pelas consequências kármicas que lhes são inerentes e que o nosso lado espiritual jamais deve esquecer – chama-se Lei do Retorno!
Há sempre uma forma diferente de ajudar as pessoas… pelo lado positivo!
Axé!

13 de maio de 2012

O QUE É ORIXÁ?


O QUE É ORIXÁ?


 Orixás são elementos da natureza, cada orixá representa uma força da natureza.
Quando cultuamos nossos orixás, cultuamos também as forças elementares oriundas da água, da terra, do ar, do fogo, etc. Essas forças em equilíbrio, produzem uma enorme energia (asé), que nos auxilia em nosso dia a dia, ajudando para que nosso destino se torne cada vez mais favorável.
Sendo assim, quando dizemos que adoramos deuses, nós nos referimos a estarmos adorando as forças da natureza, forças essas pertencentes a criação do grande pai. Pai esse conhecido por nós como "Ólorun"ou Olodumaré (Deus supremo).

No Brasil, erroneamente,  diz-se que Oxalá é o pai maior. Na verdade, Oxalá é um dos mais velhos, Orixá Fun Fun* (Nota: quando nos referirmos a Ifá/Iyami, a fim de não criar confusões, pedimos que visitem o nosso portal Matriz Afro para ter esclarecimentos mais abrangente e técnicos sobre a senhoridade e Cronologia) Orisála por ser sincretizado no Brasil com Jesus Cristo, é cultuado como  "Orisá maior",  no Brasil o mais respeitado e o mais velho entre os Orixás.

A grande maioria das nações africanas anterior a era cristã, conheciam a existência de Ólorun como grande criador, ser fundamental.
Acreditamos que nosso Deus "é o todo". E o todo é a natureza e seus integrantes (animais, vegetais, homens, planetas, etc.);

Nota: Olorun está acima da vaidade pessoal e de religiões que buscam sempre monopolizar o seu poder.

Nosso Deus jamais pune seus filhos tão pouco os condena a fogueira eterna, também, nunca os entregou ao seu maior inimigo (Satanás) após cometer erros divinos chamado de pecados eternos, nosso Deus não destrói países e não aniquila civilizações de filhos amados por ciúmes quando não adorado, amado ou seguido...
Como pai, jamais deixaria de perdoar meus filhos, tão pouco, condenaria-os ao extermínio por erros que cometem ou possam cometer.
O verdadeiro pai perdoa, ensina, ama e protege seus filhos.
Portanto, nosso Deus é um pai mais perfeito que qualquer outro pai... Tão perfeito e superior que que não conseguimos associar-lo a imagens, planetas, Orixás, pessoas, etc. Nosso Deus é Universal, é um  "todo" inimaginável em forma,sexo, mas, sentido em energia e fé. Pois tudo a ele pertence e tudo dele nasce.

Como já havíamos comentado, nosso panteão nada mais é que a junção das energias de todo os elementos da natureza, cada elemento e força da natureza é por nós representado por um "Orixá", um antepassado divinizado, e cada energia se revela em caminhos através de "Odús", estes interpretados  por nossos sacerdotes que são iniciados em IFÄ e por anosm preparados para a intepretação, com fundamentos filosóficos e espirituais.
Orisá  não se limita ao Africano porém, por ser a África o berço da civilização humana, de lá nasceram as mais antigas energias, por muitas ramificações e associações como ZEUS(Grécia) a XANGÔ(Sango): Áres Deus da Guerra (Ogun); etc... A perpetuação do culto aos nossos Orixás se fazem presentes Hoje. Pois é a mais antiga e única religião ancestral que ainda se permanece viva e fiel a origem em filosofia e culto com muita aproximação ao seu berço cultural na Äfrica; que possui  a mais variada seguimentação de cultos associados e adaptados a culturas regionais de diversos países, como no Brasil onde possúi na maioria de seus cultos a Orixá, mesclagem com espiritismo, catolicismo, pajelança, catimbó etc. Ex: a Umbanda.
Outras,  mantendo-se fiel às origens, porém, buscando cada vez mais o resgate de conceitos e, "ingredientes filosóficos e espirituais" junto a Babalaôs e Oluwos africanos que vem ao Brasil e contribuem com a nossa cultura com ensinamentos que pelos séculos, aqui foram mesclados ou naturalmente distorcidos. Não podemos deixar de mencionar que muitos Babalaôs ficam espantados ao ver que ainda se mantém viva, nestes países, nomes, rezas, Orisás que a muito na Äfrica foram esquecidos e, mesmo com a modificação natural de cultuação pelas adaptações regionais/culturais em relação ao seu culto original, a lembrança e a perpetuação do nome e origem, ainda podem ser encontrados nestes cultos descendentes.
É  comum no Brasil associarmos pessoas  a influências de um ou dois Orixás específicos, dizendo-se  que a mesma rececebe esta energia e que isso  justifica a maioria de sua conduta e atos.
De certa forma, não é  inverdade esta associação, pois realmente Orisá exerce influência a quem está sobre o designio da sua energia em seu caminho. Porém, não podemos dizer que a pessoa que está sendo regida por determinado Orixá, que este mesmo seja FILHO exclusivo, pertencente  ao mesmo e, que por sua vez, seu destino esteja ligado as vontades do Orisá. Nossas vontades são regidas por nossa consiência, e nossa consciência alimentada por nosso ORI (Nosso Deus/Nosso EU) cujo as nossas escolhas e atos estão intrisecamente ligados a nossa personalidade e caráter, tais qualidades que Orisá algum têm o poder de modificar sem que nosso Ori esteja em harmonia com o universo.

Exemplo: Os filhos de Ossain possuem mais energia voltada para as curas e plantas do que os  filhos de Ogun que possuem por sua vez, detém mais energia voltado à armas,guerras, metais, ferramentas, etc.

"Em relação ao caráter e a harmonia de nossa consciência (Ori) com o universo e com os nossos semelhantes, gosto de usar uma frase/exemplo que vem a exemplificar bem  esta correlação entre Ori e Orisá.
- Uma pessoa filha de Ogun, pode ter a influência do Deus da Guerra em energia, portanto, são pessoas "inclinadas" a terem caráter explosivo, serem desapegados e gostarem de lidar com armas e ferro (metais); Nos aprofundando mais nesta analogia, por conseguinte, muitos policiais, bandidos, lutadores, são pessoas que sofrem mais influência desta energia.
Eis a grande pergunta: - O que diferencia a pessoa ser Policial ou Bandido, já que são influenciados pelo mesmo Orixá e podem até terem o mesmo poder "em mãos de uma ARMA/METAL"?
Resposta: O Carárer, a harmonia com o semelhante, consigo, e com o Universo... Enfim, "SEU ORI", seu "Deus pessoal" que lhe dará a consciência e discernimento para fazer o certo e seguir o caminho do bem... Mesmo que este venha a usar as mesmas armas dos que seguem o caminho da desarmonia..." Obanisé


Em resumo, quase todos os Orixás tiveram uma curta passagem pelo nosso mundo, sendo muitos ancestrais divinizados que após fatos heróicos ou divinos, e por possuerem energia extrema, maior que a capacidade humana poderia suportar, encantaram-se e/ou retornaram ao Orun (céu), deixando para nós segredos e ensinamentos, encurtando a ligação do material ao espiritual. Ligação essa que nós preservamos e usamos não só para nós, mas também para as pessoas que nos procuram, mesmo sem ter ligações diretas com a religião. Essas ligações são em sua grande maioria revelados por IFÁ, cujo veremos na parte relacionado a Odús.

Em nossa religião, é fundamental a integração com a natureza, pois quanto maior o contato com a natureza, maior será seu desenvolvimento, sua energia, seu asé e portanto, maior será o cordão (elo) de ligação com seu Orixá aproximando mais de Olorum (Deus criador/construtor de todo o universo).
Orixá significa também o caminho que nos guia em determinados pontos de nossas vidas, caminhos revelados por Ifá onde se faz necessário o devido culto para que os que dele necessitam, seguir e equilibrar sua energia durante o tempo que permanecerá no aiye (terra).
Entre todos Orixás, salientamos o de maior e incontestável importância que é ORI, seu Deus pessoal, sua identidade, sua consciência viva e presente, que antes de tudo deve ser muito bem cuidada, alimentada  e equilibrada para que se possa ter a consciência e o o equilíbrio mental para possuir ou ser conduzido na Energia pura de Orixá
(Orisá).
Finalizando: energia = natureza; natureza = Orixá; Orixá = caminho.
Texto Obanise

12 de maio de 2012

O CULTO A EGUNGUN - PARTE 4


O CULTO A EGUNGUN - PARTE 4




OYÁ, EGUN E OS MITOS

 

“Oyá não podia ter filhos e foi consultar um babalawo. Este lhe disse então, que, se fizesse sacrifícios, ela os teria. Um dos motivos de não os ter ainda era porque ela não respeitava o seu tabu alimentar (eewó) que proibia comer carne de carneiro.
O sacrifício seria de 18.000 búzios ( pagamento), muito panos coloridos e carne de carneiro. Com a carne ele preparou um remédio para que ela o comesse; e nunca mais ela deveria comer dessa carne. Quanto aos panos, deveriam ser entregues como oferenda”.
Ela assim fez e, tempos depois, deu à luz a nove filhos (número mítico de Oyá). Daí em diante ela passou a ser conhecida peo nome de “Iyá omo mésan”, que quer dizer mãe de nove filhos e que aglutina Yansán.
Filhos de Oyá:Imalegã; Iorugã; Akugã; Urugã; Omorugã; Demó; Reigá; Heigá; Egun Egun. Cada um tem sua característica e seu fundamento próprio, são representados no ojubó de Oyá Igbalé.
Há outra lenda para explicar o mito de Iyansã:
“Em certa época, as mulheres eram relegadas a um segundo plano em suas relações com os homens. Então elas resolveram punir seus maridos, mas sem nenhum critério ou limite, abusando desta decisão, humilhando-os em demasia”.
Oyá era a líder das mulheres, e elas se reuniam na floresta.Oyá havia domado e treinado um macaco marrom chamado`Íjímeré (na Nigéria). Utilizara para isso um galho de atorí (ixan) e o vestia com uma roupa feita com várias tiras de pano coloridas, de modo que ninguém via o macaco sob os panos.
Seguindo o ritual, conforme Oyá brandia o ixan no solo o macaco pulava de uma árvore e aparecia de forma lucinante, movimentando-se como fora ensinado a fazer. Desse modo, durante a noite, quando os homens por lá passavam, as mulheres ( que estavam escondidas) faziam o macaco aparecer e eles fugiam totalmente apavorados.
Cansados de tanta humilhação, os homens foram ver um babalawo para tentar descobrir o que estava acontecendo. Através do jogo de Ifá, e para punir as mulheres o babalawo lhes conta a verdade. Ele os ensina como vencer as mulheres através de sacrifícios e astúcia.
Ogun foi encarregado da missão. Ele chegou a local das aparições antes das mulheres.vestiu-se com vários panos, ficando totalmente encoberto, e se escondeu, quando as mulheres chegaram, ele se apresentou subitamente, correndo, berrando e brandindo sua espada pelos ares. Todas figiram apavoradas, inclusive Oyá.
Desde então os homens dominaram as mulheres e as expulsaram para sempre do culto a Egun. Hoje eles são os únicos a invocá-lo e cultuá-lo. Mas, mesmo assim, eles redem homenagen a Oyá Igbalé, tida até como criadora do culto a Egungun e sendo idolatrada como mãe e rainha dos Eguns.
E, como explica a lenda, Oyá, a floresta e o macaco estão íntimamente ligados ao culto, inclusive com relação a voz do macaco como é o modo de Egun falar.

Pesquisa: revista Candomblé Mitos & Lendas.
Texto de Aulo Barretti Filho,O Culto dos Eguns no Candomblé.

O CULTO A EGUNGUN - PARTE 3


O CULTO A EGUNGUN - PARTE 3



O SALÃO E A FESTA





O espaço físico do salão é dividido entre sacro e profano. O sacro é a parte onde estão os tambores e seus alabês e várias cadeiras especiais previamente preparadas e escolhidas, nas quais os Eguns, após dançarem e cantarem, descansam por alguns momentos na companhia de outros, sentados ou andando, mas sempre unidos, o maior tempo possível, com sua comunidade. Este é o objetivo principal do culto: unir vivos com mortos.
Nesta parte sacra, mulheres não podem entrar nem tocar nas cadeiras, pois o culto é totalmente restrito aos homens. Mas existem raras e previlegiadas mulheres que saõ exceção, como se fossem a própria Oyá. Elas são geralmente iniciadas no culto dos Orixás e possuem simultaneamente Oyê no culto de Egun. Essas mulheres zelam pelo culto fora dos mistérios, ajudam na confecção de roupas, matem a ordem no salão, respondendo a todos os cânticos ou puxando alguns especiais, que somente elas tem o direito de cantar para os Babás.
Antes de iniciar os rituais para Egun, elas fazem uma roda para dançar e cantar em louvou aos Orixás; após esta saudação elas permanecem sentadas junto com outras mulheres. Elas funcionan como um elo entre os atokuns e os Eguns ao transmitir suas mensagens aos fiéis. Elas conhecem todos os babás, seu jeito e suas manias e sabem como agradá-los.
Este espaço sagrado sagrado é o mundo de Egun nos momentos de encontro com seus descendentes. A assistência está separada deste mundo pelos ixans que os amuixan colocam estratégicamente no chão, fazendo assim uma divisão simbólica do ritual dos espaços, separando a “morte” da “vida”. É através do ixan que se evita o contato com o Egun: ele respeita totalmente o preceito, é o instrumento que o invoca e o controla. Às vezes, os mariwos são obrigados a segurar o Egun com um ixan no seu peito, tal é a volúpia e a tendência natural de ele tentar ir ao encontro dos vivos, sendo preciso, vez ou outra, o próprio atokun ter de intervir rápida e rispidamente, pois é o Ojé que por ele zela e o invoca, pelo qual ele tem grande respeito.
O espaço profano é dividido em dois lados: à esquerda ficam mulheres e crianças e à direita, os homens. Após Babá entrar no salão, ele começa a cantar seus cântigos preferidos, porque cada Egun em vida pertencia a um determinado Orixá. Como diz a religião, toda pessoa tem seu próprio Orixá e esta característica é mantida pelo Egun. Por exemplo: se alguém em vida pertencia a Xangô, quando morto e vindo como Egun, ele terá suas vestes as características de Xangô, puxando pelas cores vermelha e branco. Portará um osê (machado de lãmina dupla), que é sua insígnia; pedirá aos alabês que toquem o alujá, que também é o rítmo preferido de Xangô e dançará ao som dos tambores e das palmas entusiastas e hesitantemente marcadas pelos Oyês femininos, que também responderão aos cântigos e exigirão a mesma animação das outras pessoas ali presentes.
Babá também dançará e cantará suas próprias cantigas, após ter louvado a todos e ser bastante reverenciado. Ele conversará com fiéis, falará em um possível Yorubá arcaico e seu atokun funcionará como tradutor. babá Egun começará perguntando pelos fiéis mais frequentes principalmente pelos Oyês femininos, depois pelos outros e finalmente será apresentado às pessoas que ali chegarem pela primeira vez. Babá estará orientando, abençoando e punindo, se necessário, fazendo o papel de um verdadeiro pai, presente entre seus descendentes para aconselha-los e protegê-los, mantendo assim a morale a disciplina comum às suas comunidades, funcionando como um verdadeiro mediador dos costumes e das tradições religiosas e laicas.
Finalizando a conversa com os fiéis e já tendo visto seus filhos, Babá-Egun parte, a festa terminae a porta pricipal é aberta; o dia já amanheceu. Babá partiu, mas continuará protegendo e abençoando os que foram vê-lo.
Esta é uma breve descrição de Egungun, de uma festa e de sua sociedade, não detalhada, mas o suficiente para um primeiro e simples contato com este importante lado da religião. E também para se compreender a morte e a vida através das ancestralidade cultuadas nessas comunidade de Itaparica, como um reflexo da sobrevivência direta, cultural e religiosa dos yorubanos da Nigéria.

Pesquisa: Revista Candomblé Mitos & Lendas.
Texto de Aulo Barretti Filho,O Culto dos Eguns no Candomblé.

O CULTO A EGUNGUN - PARTE 2


O CULTO A EGUNGUN - PARTE 2


O RITO




Nas festas de Egungun, em Itaparica, o salão público não tem janelas, e, logo após os fiéis entrarem, a porta principal é fechada e somente aberta no final da cerimônia, quando o dia já está clareando. Os Egunguns entram no salão através de uma uma porta secundária e exclusiva, único local de união com o mundo externo. Os ancestrais são invocados e eles rondam os espaços físicos do terreiro. Vários Amuixan (iniciados que portam o Ixan) funcionam como guardas espalhados pelo terreiro e nos seus limites, para evitar que alguns Babá ou os perigosos Apaaraká que escapem aos olhos atentos dos Ojês saim do espaço delimitado e invadam as redondezas não protegidas.
Os Eguns são invocados numa outra construção sacra, perto mas separada do grande salão chamada de Ilê Awo (casa do segredo), na Bahia, e Igbo Igbalé (bosque na floresta) na Nigéria. O Ilê Awo é dividido em uma ante-sala, onde somente os Ojés podem entrar, e o Lêsànyin ou Balé, onde só os Ojês Agbá entram.
Oiê balé é o local onde estão os idi-egungun, os assentamentos – estes são elementos litúrgicos que, associados, individualizam e identificam o Egun ali cultuado, e, o Ojubó-Babá, que é um buraco feito diretamente na terra, rodeado por vários Ixans, os quais, de pé, delimitam o local.
Nos Ojubós são colocados oferendas de alimentos e sacrifícios de animais para o Egun a ser cultuado ou invocado. No Ilê Awo também está o assentamento da divindade Oyá de culto Igbalé, Oyá Igbalé como é popularmente conhecida, a única divindade feminina venerada e cultuada simultâneamente pelos adeptos e pelos próprios Eguns.
No balé os Ojés atokutun vão invocar o Egun escolhido diretamente no seu assentamento, e é neste local que o awo (segredo)- o poder e o axé e Egun nasce através do conjunto Ojé-ixan/Idi-ojubó.A Roupa é preenchida e Egun se torna visível aos olhos humanos. Após saírem do Ilê Awo, os Eguns são conduzidos pelos amuixan até a porta secundária do salão, entrando no local onde os fiéis os esperam, causando espanto e admiração, pois eles ali chegaram levados pelas vozes dos Ojés, pelo som dos amuixan, branindo os ixans pelo chão e aos gritos de saudação dos alabês (tocadores e cantadores de Egun). O clima é realmente perfeito.
Pesquisa:Revista Candomblé Mitos & Lendas.
Texto de Aulo Barretti Filho,O Culto dos Eguns no Candomblé.