COMPORTAMENTO DE INICIADOS E ABIAN |
by Da Ilha
Creio que este assunto não
se esgota facilmente. As relações intespetuosas entre filhos e sacerdotes
dentro dos Ilè Àse precisam ser cada vez mais lapidadas.
Os tabus referentes a maus tratos (fisico, oral e gesticular) contra
sacerdote, ancião, pai e mãe desagradam os olhos de Òlódúmarè.
O assunto abordado abaixo
pede uma reflexão, vivemos pedindo respeito pelo nosso culto/religião, será que
estamos respeitando-os com devido peso, com a mesma reciprocidade.
Òrúnmìlá no
Odù Òsá'Ìwòrì nos diz:
"Se eu lhe der tudo
que você me pede, será que você irá se esforçar por si mesmo."
Boa leitura.
1. Cuide
do seu santuário (se tiver algum) com sinceridade, humildade e limpeza. Não se
aproxime de seus santuários se você foi beber fumar ou ter relações sexuais. E
nunca venha de forma "impura".
2. Não
faz sentido para mim se você usa ilekè e se veste como uma "stripper"
ou "bandido". Então, por favor, vista adequadamente se você estiver
usando ilekè.
3. Nunca
finja ser algo que você não é. Se você recebeu um igbá e não passou por Igbodu
(processo de iniciação), então você só tem um igbá de òrìsá. Você não é um
sacerdote ou a sacerdotisa da divindade assentada.
4. Se
o seu pai diz que você precisa ter relações sexuais com ele para remover
qualquer tabu ou para subir na vida, fuja dele. Ele é charlatão, uma fraude e
etc.
5. Se
estiver participando de um sire òrìsá, por favor, se vista
adequadamente. Minissaias, tops, shorts, não podem, usar calças compridas
também não, ficar na frente dos atabaques é desrespeito ao Ilè e ao òrìsá.
6. Ao
cumprimentar um sacerdote ou sacerdotisa em público, é apropriado
Kunle (reverência leve, dobrar joelhos) ou mesmo Dobale (ir ao chão)
para eles. Eu sei que isto vai levantar as sobrancelhas, mas para fazer
Foribale para alguém em público em um ambiente não espiritual é um sinal de
arrogância.
7. Como
cumprimentar um santuário ou sacerdote depende do seu sacerdote. Eu já vi isso
ser feito de forma diferente por pessoas daqui dos estados e do exterior
(Nigéria e Daomé). Quando em dúvida, mostre o seu respeito.
8. Nunca
se deve fumar beber, usar drogas, ter relações sexuais, usar de palavrões
enquanto se usa seu ileke (fio de contas). Estas são ferramentas sagradas que
foram dadas a você e você deve tratá-las como tesouro.
9. Se
você não estiver satisfeito ou deseja sair da casa espiritual do seu sacerdote
e o seu desejo é seguir em frente, de a devida notificação. Solicitamos que se
possível, ofertar Adimu de partida (oferta) e seguir seu caminho em paz.
10. Nunca
use o que foi ensinado pelo seu sacerdote para fazer mal aos outros. Lembre-se
a energia que você colocar para fora vai voltar para você. Se você enviar a
negatividade, a negatividade vai voltar para você. Se você enviar amor e paz, o
amor e a paz vão voltar para você.
11. Nunca,
jamais, doe seus igbás. (ouça seu sacerdote!). Um Igbá òrìsá deve nascer dentro
do santuário, Igbá não nasce por osmose! Isto é um tabu, mas infelizmente e
vergonhosamente muitos estão fazendo isso.
12. "Compra
de Igbá", tem gente tentando acumular o maior número possível e isto não é
bom, se você não tiver autorização através da adivinhação adequada de montar
seus Igbás não o faça. Ter um Igbá Òrìsá é um trabalho árduo. Estes são
representações do òrìsá e requer muito cuidado.
Lembre-se, não é sobre você
(humano), nem sobre mim, mas sobre Egúngún, irunmolè, òrìsá e Òlódúmarè!
Texto garimpado na net,
caso você conheça o autor nos informe.
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