5 de março de 2015

RITUAL DO AMACI E ABÔ

RITUAL DO AMACI E ABÔ





OBJETIVO

Definir o conceito, necessidade e fundamentos do ritual que engloba os banhos de Amaci e Abo para os Filhos de Santo.

Fundamentos de amacis e banhos de descarga
Amaci e o banho feito de várias ervas conforme a orientação do pai ou guia chefe dirigente de um terreiro. Tem por muitas finalidades limpar a aura (ori) do filho de santo, pessoas. de um modo geral as ervas são colhidas seguindo a sua intuição, ou seja para qual a finalidades e para que serve. E seguida de rituais para a colheita, respeitando a reza de Ossãe orixá responsável pelas ervas colhidas na matas, porém o filho de santo mais experiente pode fazer o seu banho com 7, 14, 21 ervas conhecidas. ( sempre é claro respeitando os fundamentos do seu terreiro).

Os amaci são usados para tomar banho de corpo inteiro inclusive o ori, pois todos passamos por encruza, ruas, e encontramos com pessoas com pensamentos mal intencionados, por isso é necessário tomar os amacis da cabeça aos pés.

O amaci serve também para limpar os ibás e fundamentos do terreiro, descarregar a casa após a sessão ou quando se sentir o ambiente carregado, basta para iso lavar a casa com o amaci sempre cantando para o orixá chefe do terreiro, ou do filho de santo para limpar a casa. O seu fundamento consistem em apanhar as ervas necessárias, lavá-las e macerar com a mão sempre com uma vela acessa pedindo para o orixá depositar seu axé, forças espirituais, etc, pois nesse momento sentirá a presença do mesmo para o complemento do seu amaci, sempre respeitando os procedimentos aprendidos, ou seja, pedir sempre auxilio aos orixás e entidades espirituais, para o descarrego, limpeza e força espiritual. Pode-se usar para banho, limpeza da casa do filho de santo ou terreiro, otás, ibás do orixá. Após o uso de seu banho sempre descarregar as ervas usadas em plantas e águas correntes limpas. para que leva o carrego, miasmas, ou larvas astral. se necessário fizer uso da sobra, deixar secar no forno ou ao sol, para a sua secagem e fazer defumação, pois tudo se aproveita e nada é destruído, mas caso não use o melhor e descarregar em uma planta ou água corrente. Banhos de cachoeiras, água de chuva, bica e poço natural, geralmente são usados pelo filho do orixá que rege, podendo ser do ori aos pés, ou acrescentar nas ervas.

Coloca-se em amaci, após o preparo, mel e sal para o tempero no lugar do mel pode se colocar açucar, ou um acaça, pois todos os orixás comem acaça, ou pode acrescentar água de canjica após o cozimento no banho. Não se enxuga o corpo e veste-se roupas claras de preferência no caso de uso pessoal no lar. Toma-se banho de preferência antes do inicio do trabalho e após o trabalho em seu lar, pois sempre estamos andando em encruzilhadas e ruas e lugares como bar, lojas etc.

Ao iniciar qualquer comida do santo e após despacho nas encruzilhadas se toma banho após o despacho. Cobre se com um pano branco o amaci e dependendo da quantidade no máximo dura 3 a 4 dias, após isso em alguns terreiros junta-se com o ebó, que é um outro banho com os axés do orixá, ou seja um banho muito mais forte e serve para descarregar qualquer pessoa muito carregada de egum. O seu preparo e feito com a mengá do animal e partes dele deixando com as ervas enterradas em um pote no terreiro ou próximos a casa do orixá. Isso é um fundamento de umbanda, não tem nada haver com o candomblé. Isso é apenas um conhecimento meu, passado por fundamentos e não livros.

Pode-se também observar a fase da lua e tomar o seu banho, não necessariamente se faz uso de um banho somente de um orixá, há muitas ervas conhecidas para banho, que pode ser misturadas e fazer o amaci. Nunca vai ao gofo esse amaci, necessário se faz tomar o banho frio. Outros banhos de ervas podem ser cozidas e somente deverá ser tomado banho do pescoço para baixo, nunca no ori, pois ai existe um fundamento que não se deve colocar nada cozido em seu ori. Para cada caso existe uma afinidades de banho, banho de descarrego, banho de atração, banho de purificação, banho de defesa, etc, etc.

O melhor amaci e preparado com ervas frescas, somente é acrescentado pemba por ordem espiritual, nunca por si só. Existem outros tipos de banho, como pipocas, somente por ordem espiritual, ou pelo orixá, nunca fazer por fazer por se tratar da ordem do orixá Obaluaê. Banho de pinga somente por ordem espiritual do exú, e nunca se usa na coroa(ori) da pessoa. Esse banho geralmente usa-se para descarrego de demanda ou associado ao bori ou fundamento do terreiro, somente para os que já tem fundamentos dentro do terreiro, nunca por um iniciante, pois há fundamentos ai para ser feitos, não pelo fato de ir na encruza
aberta e tomar esse banho.quando uma pessoa vai ser batizado na umbanda ou fazer algum bori, nunca se usa bebida de qualquer espécie alccolica no ori da pessoa é um erro isso, somente água e se necessário mengá, mas nunca bebida alcoolica, fato esse que pode levar uma pessoa ao vicio da bebida ou coisas piores, esse é um dos fundamentos de bebidas alcoólicas no ori. Pois o ori e a sua cabeça, onde o orixá e anjo da guarda se correspondem muita atenção ao seu ori.


PREPARAÇÃO DO AMACI

Corresponde ao banho da cabeça e das guias.

O AMACI consiste principalmente da infusão de algumas ervas que descrevemos abaixo, bem como do ritual de preparação e o acréscimo da firmeza da Casa. Este preparo deve ser feito com antecedência à Gira do Amaci.

1-) Erva de Santa Maria - Atrai amor, bons amigos e limpeza de ambiente
2-) Arruda - Defesa contra a inveja e quebra de demanda
3-) Guiné - Descarrego, defesa (problemas mais difíceis) e abrir espaço nos negócios
4-) Alecrim - Estimulante espiritual, para levantar o astral e limpeza
5-) Manjericão - Para stress, calmante
6-) Louro - Para aumentar a concentração na capacidade de trabalho
7-) Hortelã - Desenrolar problemas leves
8-) Espada de São Jorge - Descarrego de Santo (Entidades Masculinas)
9-) Espada de Iansã - Descarrego de Santa (Entidades Femininas)
10-) Levante - Abrir caminhos para grandes negócios
11-) Tapete de Oxalá - Abrir caminhos, limpar caminhos e afastar negatividade
12-) Espinheira Santa - Para stress, calmante
13-) Folha da casca de Jurema - Descarrego mais forte, mais pesado, para cargas maiores e de muito tempo
14-) Abritua - Para aumento da concentração e atenção, para "Mãe"do corpo acordar
15-) Cáscara Sagrada (raiz) - Firmeza no caminho (Chão)
16-) Alfazema - Para stress, limpeza e calmante
17-) Casca de Romã - Aumenta a defesa espiritual, equilibra os desequilibrados
18-) Aniz Estrelado - Para quebrar insônia, relaxante, descanso do Espírito
19-) Folha de Goiaba - Desenrolar problemas difíceis
20-) Folha de Pitanga - Desembaraçar caminhos atrapalhados, limpeza
21-) Folha de Manga - Para pessoas que têm muitos problemas juntos e enrolados
22-) Asa-peixe - Limpeza Espiritual
23-) Cavalinha - Aumenta a sexualidade
24-) Cidreira - Destresssante
25-) Mel e cravo - Aumenta a sexualidade (atrativo)
26-) Samambaia - Defesa
27-) Sene - Para aumentar a vaidade e a auto estima
28-) Sálvia - Aumento da capacidade mental


PREPARAÇÃO DO ABÔ

Corresponde ao banho dos pés.

O ritual do AMACI contempla também o banho dos pés, chamado de ABÔ, feito da mesma forma tendo como base principal as ervas abaixo descriminadas, porém de composição diferente do AMACI, destinado a firmeza da outra extremidade do corpo, fixando o Filho de Santo nas vibrações e energias positivas da terra, com a finalidade de descarregá-lo e protegê-lo das ações negativas.

1-) Valeriana - Para defesa, tirar o stress, é calmante
2-) 7 Sangrias - Defesa do mal olhado
3-) Urucum - Descarrego, defesa (tipo escudo)
4-) Pimenta de macaco - Aumento da sexualidade, desperta o atrativo
5-) Pata de vaca - Fortalecer o espírito
6-) Dandá - Para combater o desânimo, cansaço e renovar as fôças
7-) Quina-quina - Defesas, descarrego de energias ruins
8-) Urtiga - Para equilíbrio das funções orgânicas e emocionais
9-) Barba de Velho - Lavagem, limpeza íntima
10-) Alfavaca - Aumenta a defesa contra a inveja
11-) Cabeça-de- negro - Defende doenças de fundo mental (quem tem cabeça fraca), descarrego
12-) Quebra-demanda - Para quebrar demandas, feitiços
13-) Picão preto - Para indisposição física e emocional, desânimo
14-) Picão branco - Quebra a demanda e devolve o feitiço
15-) Pau-tenente - Controlador de equilíbrio físico
16-) Parapiroba - Quebra demanda
17-) Nó-de-cachorro - Estimulante da sexualidade
18-) Catuaba - Para maior concentração, estimulante
19-) Chapéu de Napoleão - Energético, renovador de forças
20-) Unha-de-gato - Para quem está saindo das grandes demandas, reforço
21- Comigo ninguém pode - Para se tornar forte e combatente.

DO RITUAL

No ritual é feita a chamada a cada um dos Orixás, através dos pontos utilizados pelo Templo, onde cada Filho de Santo se posiciona em fila aguardando o ponto correspondente a seu Pai de cabeça, para homens e Mãe de Cabeça, para as mulheres. Durante a batida e cântico destes pontos pelos Ogãs é feita a limpeza das guias por um médium previamente designado pela Mãe de Santo, seguindo com o banho da cabeça feito pela própria Mãe de Santo, em seguida é feito o banho dos pés (ABÔ), por um médium também designado por ela e finalizando pelo Pai Pequeno ungindo os pés e a testa, utilizando azeite e pó de pemba branca, momento este acompanhado pelo badalar de um sino, isto feito por uma criança, simbolizando a pureza, anunciando o término do ritual aplicado a cada um dos Filhos de Santo. Somente após todos os Filhos de Santo é feito o banho do Pai Pequeno e finalmente da Mãe de Santo.


PREPARAÇÃO DOS FILHOS DE SANTO

Os Filhos de Santo devem, evitar neste dia ingerir bebidas alcoólicas, carnes (bovina e suína), alimentos pesados e relação sexual. Devem estar trajados de branco (preferivelmente com a camiseta do Terreiro), munidos de todas as suas guias (exceto as guias de esquerda) e toalha branca virgem ou somente utilizada para este fim. Após o banho a toalha deve permanecer sobre a cabeça, até que cheguem em suas casas. Pede-se também que se evite lavar a cabeça por um período de 24 horas

COMENTÁRIOS FINAIS


Banhando-se a cabeça e os pés, estará fechando um circulo em torno da pessoa reforçando, purificando e protegendo corpo e Espírito, impedindo que perturbações e energias negativas possam atingi-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário