ATIWAYE OJO: ORIGEM DOS DIAS
Abril 26, 2012 por Da Ilha - Da ocandomble.wordpress.com
Por:
Araba Ifayemi Elebuibon
Ojo é a palavra iorubá para dia.
A religião dos iorubas do
sudoeste Nigreia é o òrìsá.
A palavra “òrìsá” significa “aqueles cujas cabeças foram criadas, os maiores e superiores desde então.”
A palavra “òrìsá” significa “aqueles cujas cabeças foram criadas, os maiores e superiores desde então.”
Cada uma dessas divindades são os
ministros de Deus (Olodumare) e a palavra do Deus Todo-Poderoso.
Eles são chamados de òrìsá
(Eni ti ori sa da).
No começo, os seres humanos não
tinham nomes para os dias.
Era Obatalá (divindade do arco,
Deus da Criatividade), que foi a Olodumaré para obter os dias da semana para
todo o resto dos òrìsá.
Foi Òrúnmìlá, quem estabeleceu os
dias, daí um dos Odus recitou:
Ifa loni oni
Ifa loni ola
Ifa loni ojo mereerin Oosada
É Ifa quem possui o hoje
É Ifá quem possui o amanhã
É Ifá quem possui os quarto dia que
òrìsá fez na Terra.
Em um parágrafo de um oriki de
Obatalá uma de suas filhas perguntou:
Podemos saber o nome dos dias?
Obatalá diz:
Tire um dia da semana para Òrìsáala
Escolha um outro dia para Ogun
Faça um outro dia para
Jakuta (Sango)
O dia restante é do Awo (Òrúnmìlá)
ou dia do Segredo.
Foram apenas quatro dias que Obatalá
trouxe do òrun para o mundo com as 401 divindades.
Obatalá distribuiu os dias entre os
outros òrìsá, Ogun, Sango e Ifá, enquanto ele escolheu um dia para si.
O resto dos Òrìsá, por conseguinte,
tinham que partilhar os outros dias, por exemplo:
O dia da semana (Ose Ifa) é o mesmo dia para Osun.
Obatalá divide seu dia com Egungun (espíritos ancestrais), Aje, Ìyàmi, Elegbara e etc.
O dia da semana (Ose Ifa) é o mesmo dia para Osun.
Obatalá divide seu dia com Egungun (espíritos ancestrais), Aje, Ìyàmi, Elegbara e etc.
Cinco dias é a semana do calendário
tradicional dos iorubás, não contando o primeiro dia, você tem quatro dias.
Vinte e nove dias faz um mês. que é
quando a lua está cheia.
A lua passa quinze dias sobre a terra e quinze dias no céu.
A lua passa quinze dias sobre a terra e quinze dias no céu.
A semana de sete dias.
Ojo Aje (segunda-feira) – é o
dia em que o dinheiro entrou com o òrìsá na terra e é conhecido como o dia do
dinheiro. Os Iorubás usam esse dia para iniciar negócios e discutir programas
econômicos e sociais.
Ojo Isegun (terça-feira) – É o
dia da vitória. Este é o dia em que todas as forças do mal estão
dominadas. É um bom dia para começar qualquer coisa que leve a uma melhor qualidade
de vida.
Ojoru (Quarta) – É o dia que o
problema entrou no mundo. É o dia de confusão.
Ojoba (Quinta) – É o dia em que os
nomes dos dias chegaram.
É um dia em que os Antepassados
visitam a família.
É por isso que cada festival
importante (Oro Órìsá) começa na quinta-feira, Ojobo.
Ojo eti (sexta-feira) – É o
dia do adiamento.
Acredita-se que tudo o que as
pessoas tenham que fazer neste dia deve ser adiado ou então ele seria um
fracasso.
É por isso que as viagens de
negócios não começam neste dia.
Abameta (Sábado) – Viés talvez
os mesmos atributos de Ojo Eti.
A fim de evitar três tipos de
incidentes negativos, os iorubas não usam o sábado para enterrar uma pessoa, a
menos que a pessoa seja um ancião.
Ojo Oiku (domingo) – Ojo
Ariku também conhecidas como Ojo Isinmi é o dia do descanso é o dia
que Òrúnmìlá enterrou Imi, a mãe de Esu Odara.
(veja As Aventuras de Obatalá Vol
1. Yemi Elebuibon para mais informações). Neste dia as pessoas do
mundo solicitaram imortalidade (aiku) a Olodumaré. Òrúmìlá, um confidente de
Olodumarè se recusou a fazer propiciação, ele era incapaz de trazer a
imortalidade (aiku) para todos os habitantes da Terra, então as pessoas tiveram
que morrer.
Neste dia não foi concedido a
imortalidade ao povo.
Felizmente, a morte prematura pode
ser prevenida fazendo sacrificio e usando a medicina de Ifá.
(Elebuibon 1989;. Pg 11).
Texto Complementar.
Odu Oturupon’Otura diz:
Alakoneri (um sonho não tem nenhuma
testemunha), o adivinho de Alárá.
Uma pessoa não se comporta
inquietamente e implora aos pés de outro homem para mover inquietamente.
Esta era à base de adivinhação para
Òrúnmìlá que ia implorar pela luz do dia (Sol) de Olódùmarè (Deus) de forma que
ele poderia ter poder sobre o sol.
Disseram-lhe que oferecesse
dezesseis caracóis, dezesseis galinhas, dezesseis cabras e três mil e duzentos
búzios.
Òrúnmìlá obedeceu e ofereceu.
Então Olódùmarè disse que ele não
poderia ter controle da luz do dia, mas, o deixaria saber os nomes dos dias e
as coisas que são muito satisfatórias para fazer nesses dias.
Notificação:
•Òrìsà-nlá foi o primeiro a
escolher um dia.
•Òrúnmìlá escolheu o segundo.
•Ògún escolheu o terceiro.
•Sàngó escolheu o quarto.
Estes quatro dias são os dias para
todos os adoradores de Òrìsà na terra Yorùbá: Ijebu, Egbá e assim por diante.
Então, há quatro dias na semana.
Mas nossos pais diziam que eles
adoravam os seus Òrìsà a cada cinco dia; é os quatro dias que eles chamam de
cinco dias.
Para unificar os dias destes Òrìsà,
os dias de mercado de todas as terras ou cidades mencionadas de Ilé-Ife são
cada quatro dias que se faz uma semana.
Em outra forma, nossos pais têm
outros sete dias com os seus significados:
•O dia da imortalidade.
•O dia da deusa das riquezas.
•O dia da vitória.
•O dia abre a porta e sai.
•O dia do retorno do sol para seu
curso normal.
•O dia da dificuldade ou disputa.
•O dia de três desejos ou o dia das
três maravilhas.
Note que só um Òrìsà tem um dia
nomeado para si dentro dos sete dias.
Esta é Ajé (a deusa das riquezas).
Orúnmìlá não criou estes sete dias
por adorar qualquer Òrìsà.
Ele os criou com a finalidade de
observar matrimônios e aniversários, para começar um negócio ou mudar para uma
casa nova e assim por diante.
Os dias da semana dos Òrìsà
participam um ciclo dentro destes sete dias de observância importante de todos
que pode acontecer no dia do Òrìsà.
Vinte e oito dias que são sete
semanas dos Òrìsà faz um mês.
(Texto: Sagrado Oráculo de Ifá
Epega)
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