MÉRÌNDILOGÚN - 16 BÚZIOS
Outubro 8, 2011 por Fernando D´Osogiyan
No Brasil foi introduzido o jôgo de divinação feito com 16 Búzios (kawrís),
sistema trazido e aperfeiçoado na África por Bamgbose Obitikú (Rodolfo Martins
de Andrade) para as iyás do Ilê Axé Iyá Nassô Oká, mais conhecido por Casa
Branca do Engenho Velho, por volta de 1830. Sistema que se espalhou por todo
candomblé brasileiro, pela sua simplicidade e independência de Babalawos, o
“Mérìndilogún – jogo de 16 Búzios” com mais de 70 caminhos e desdobramentos.
Abaixo relacionei a minha visão desse sistema, uma leitura basica sem predizer
nada, apenas uma síntese e com profundo respeito a Orunmilá, peço agô.
16 Búzios e 16 odús principais, são eles:
01- Òkàràn Méjì – 1 aberto e 15 fechados
Este é odú principal de Exú, podem aparecer Egun, Oyá.
Este é odú principal de Exú, podem aparecer Egun, Oyá.
Este caminho representa
a magia boa e ruim.
(ówe)provérbio: “A imprudência é o venemo da continuidade”.
(ówe)provérbio: “A imprudência é o venemo da continuidade”.
02 - Éjì Oko Méjì – 2 abertos e 14 fechados
Neste odú falam principalmente Oxalufon, Ibeji, Irôko e Abikú. Representa a sabedoria, a
Neste odú falam principalmente Oxalufon, Ibeji, Irôko e Abikú. Representa a sabedoria, a
conciência e a clarevidência.
(ówe)provérbio: “Deus não impôes aos ignorantes a obrigação de aprender, sem
(ówe)provérbio: “Deus não impôes aos ignorantes a obrigação de aprender, sem
antes ter exigido dos sábios, o juramento de ensinar”.
03 - Étà Ògúndá Méjì – 3 abertos e 13 fechados
Este é o odú principal de Ogun e nele podem aparecer Omolú, Yemanjá e Oyá.
Este é o odú principal de Ogun e nele podem aparecer Omolú, Yemanjá e Oyá.
Representa o esperma, o poder e a certeza.
(ówe) provérbio: “O assassino culposo e o ladrão nato, não são homens de guerra”.
(ówe) provérbio: “O assassino culposo e o ladrão nato, não são homens de guerra”.
04 - Ìròsún Méjì – 4 abertos e 12 fechados
Neste odú falam Oyá, Egun, Yemanjá e Oxóssi. Representa a cavidade, o abandono e a
Neste odú falam Oyá, Egun, Yemanjá e Oxóssi. Representa a cavidade, o abandono e a
renúncia.
(ówe) provérbio: “A terra-mãe, se penteia com a enxada”.
(ówe) provérbio: “A terra-mãe, se penteia com a enxada”.
05 - Òsé Méjì – 5 abertos e 11 fechados
Neste caminho falam Omolú, Oxun, Yamí, podem aparecer Oyá, Xangô e Exú.
Neste caminho falam Omolú, Oxun, Yamí, podem aparecer Oyá, Xangô e Exú.
Representa a dor, o pesar, a espiritualidade e o sofrimnento
(ówe) provérbio: “cabeça dura não quebra miséria, mesmo quando o ancião se curva,
(ówe) provérbio: “cabeça dura não quebra miséria, mesmo quando o ancião se curva,
ainda assim, está de pé”.
06 - Òbàrà Méjì – 6 abertos e 10 fechados
Neste caminho falam Xangô, Oxóssi, Logun, Ori e Oxun pode aparecer. Representa a
Neste caminho falam Xangô, Oxóssi, Logun, Ori e Oxun pode aparecer. Representa a
nobreza e vaidade (+), inveja e roubo (-).
(ówe) provérbio: “Rei morto, Rei coroado”.
(ówe) provérbio: “Rei morto, Rei coroado”.
07 - Òdí Méjì – 7 abertos e 9 fechados
Neste caminho falam Oxun, Omolú, Exú, podem aparecer Ogun, Obá e Ajêxelugá.
Neste caminho falam Oxun, Omolú, Exú, podem aparecer Ogun, Obá e Ajêxelugá.
Representa: o avesso, o buraco e a derrota
(ówe) provérbio: “A Equidade e a harmonia são as medidas da vida”.
(ówe) provérbio: “A Equidade e a harmonia são as medidas da vida”.
08 - Èjì Onílè Méjì – 8 abertos e 8 fechados
Este é o caminho principal de Oxaguian, podem aparecer Ogun,Airá, Iroko, Yemanjá,
Este é o caminho principal de Oxaguian, podem aparecer Ogun,Airá, Iroko, Yemanjá,
Jibí e Jagun. Representa a mutação constante, vida e morte.
(ówe)provérbio: “Em cima e embaixo, dentro ou fora da natureza, nada se cria, nada
(ówe)provérbio: “Em cima e embaixo, dentro ou fora da natureza, nada se cria, nada
sofre perda, tudo se muda”.
09 - Òsá Méjì – 9 abertos e 7 fechados
Neste caminho falam Yemanjá, Oyá, Orí e podem aparecer babá Ajalá e babá Egun.
Neste caminho falam Yemanjá, Oyá, Orí e podem aparecer babá Ajalá e babá Egun.
Representa a renovação, a inteligência e a gestação
(ówe) provérbio: “Orí é o primeiro a nascer e o último a morrer”.
(ówe) provérbio: “Orí é o primeiro a nascer e o último a morrer”.
10 - Òfún Méjì – 10 abertos e 6 fechados
Principal Odú de Oxalufon, podem aparecer Oxun, Orunmilá e Oduduwá, os funfun em
Principal Odú de Oxalufon, podem aparecer Oxun, Orunmilá e Oduduwá, os funfun em
geral. Representa o ciclo sem fim, o nascimento, o mundo.
(ówe) provérbio: ” A Longevidade é o caminho”
(ówe) provérbio: ” A Longevidade é o caminho”
11 - Òwónrín Méjì – 11 abertos e 5 fechados
Neste caminho falam Oyá, Exú, Ogun. Representa as mudanças repentinas sobre
Neste caminho falam Oyá, Exú, Ogun. Representa as mudanças repentinas sobre
qualquer ponto de vista, começo e fim.
(ówe)provérbio: “Ele é a rota que faz o errado virar o certo e vice-versa”.
(ówe)provérbio: “Ele é a rota que faz o errado virar o certo e vice-versa”.
12 - Èjìlá Sebòra Méjì – 12 abertos e 4 fechados
Odú principal de Xangô e podem aparecer Oba, Oyá, Airá, Yamassê, Irôko e Oxun.
Odú principal de Xangô e podem aparecer Oba, Oyá, Airá, Yamassê, Irôko e Oxun.
Representa a união, ação e justiça.
(ówe)provérbio: ” O escudo representa a águia solar”
(ówe)provérbio: ” O escudo representa a águia solar”
13- Èjì Ológbon Méjì – 13 abertos e 3 fechados
Neste caminho falam Nanã, Ikú, Omolú e Egun. Representa a Àísí- a morte como parte
Neste caminho falam Nanã, Ikú, Omolú e Egun. Representa a Àísí- a morte como parte
da vida, o pó.
(ówe)provérbio: “Tão logo nasce, caminha para morte”.
(ówe)provérbio: “Tão logo nasce, caminha para morte”.
14 - Ìká Méjì – 14 abertos e 2 fechados
Neste caminho falam Oxumarê, Osanyin, Ewá e podem aparecer, Ajê e Omolú e Logun
Neste caminho falam Oxumarê, Osanyin, Ewá e podem aparecer, Ajê e Omolú e Logun
Edé. Representa a renovação, a beleza, o amor.
(ówe) provérbio: “Terra e céu em comunicação”.
(ówe) provérbio: “Terra e céu em comunicação”.
15 - Obèogúndá Méjì – 15 abertos e 1 fechado
Neste caminho fala Oba e pode aparecer Ewá, Ogun. Representa apaga, a justiça com
Neste caminho fala Oba e pode aparecer Ewá, Ogun. Representa apaga, a justiça com
retidão.
(ówe)provérbio:” A Terra é minha mãe, para seu ventre voltarei”.
(ówe)provérbio:” A Terra é minha mãe, para seu ventre voltarei”.
16 - Àláàfiá Méjì – 16 abertos
Neste caminho fala Orunmilá e todos os Orixás podem aparecer.Representa a
Neste caminho fala Orunmilá e todos os Orixás podem aparecer.Representa a
vocação, a coerência, a integração: reconhecimeto, saúde e paz.
(ówe)provérbio: ” Pecado é o que sai da boca, não o que entra”.
(ówe)provérbio: ” Pecado é o que sai da boca, não o que entra”.
16 - Òpìrá – 16 fechados
Não é um odú e sim uma caída nefasta, não há mensagem alguma, simplesmente o
Não é um odú e sim uma caída nefasta, não há mensagem alguma, simplesmente o
jôgo está fechado, o olhador não poderá mais jogar neste dia, prenúncio
fatídico, fatal.
*O Búzio é uma concha marinha composta de duas faces: dianteira e traseira.
A face dianteira contém uma fenda dentada de cima a baixo, aqual podemos chamar
de “boca”, Segundo a totalidade dos babalawos, é a parte falante do jogo. A
face trazeira, originalmente fechada, é aberta para proporcionar o equilíbrio e
a queda do búzio em duas posições, aberto e fechado, com idênticas
probabilidades. De acordo com os mitos, a adivinhação pelos búzios foi
introduzida pelo Orixá Oxun e suas filhas são Iyas Petebí por natureza. Os
búzios também são chamados de kaurís e já valeram como dinheiro no segundo
milênio antes de Cristo.
O Jogo do Ìbò: é uma forma de prestar assessoramento ao Jogo de Búzios, tem a finalidade de decidir ou revelar o ebó, obrigações, decisões, o odú e a qualidade de Orixá. O Ìbò promove uma participação mais direta entre o consulente e o jogo. As perguntas são feitas à Orunmilá sem a interferência de Exú. A palavra Ìbò significa aquilo que está encoberto, oculto, e vem do verbo bò, cobrir, em razão de ato de a pessoa ter, em suas mãos fechadas, dois elementos para responder as perguntas feitas. O Ìbò utiliza-se de uma fava ou búzio ou otás de formatos diferentes que um deles significa SIM e o outro NÂO, para pergunta feita.
Bibliografia: *José Beniste.
O Jogo do Ìbò: é uma forma de prestar assessoramento ao Jogo de Búzios, tem a finalidade de decidir ou revelar o ebó, obrigações, decisões, o odú e a qualidade de Orixá. O Ìbò promove uma participação mais direta entre o consulente e o jogo. As perguntas são feitas à Orunmilá sem a interferência de Exú. A palavra Ìbò significa aquilo que está encoberto, oculto, e vem do verbo bò, cobrir, em razão de ato de a pessoa ter, em suas mãos fechadas, dois elementos para responder as perguntas feitas. O Ìbò utiliza-se de uma fava ou búzio ou otás de formatos diferentes que um deles significa SIM e o outro NÂO, para pergunta feita.
Bibliografia: *José Beniste.
Só podem jogar búzios, o Egbomi que tem sua Cuia ou Deká o cargo de Babalorixá,
Iyalorixá ou Ojú Oluwò, conferidos pelo seu axé e ratificados por Orunmilá.
Oxeturá ou Òsétùwá é formado pela combinação de Otùwá e Òsé, um odú menor e
mensageiro dos Odús, muito ligado a Exú, Òdòsú é o vigia do jogo, o décimo
sétimo, um búzio pequeno que observa à parte, mais que não participa
diretamente no jogo.
Axé.
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