CARGOS NO CANDOMBLÉ KETU/NAGÔ
Cargos no Candomblé Ketu/Nagô
* Olóyès , Ogás e Àjòiès
* Iyalorixá/Babalorixá: Mãe ou Pai em Orixá, é o posto mais elevado do ILê; tem a função de iniciar e completar o ato de iniciação dos olorixás.
* Iyaegbé/Babaegbé: É a conselheira ou conselheiro responsável pela manutenção da Ordem,
Tradição e Hierarquia. Posto somente dado a egbomis muito antigas.
* Iyalaxé: Mãe do axé, a que distribui o axé. É quem escolhe os Oloyes de acordo com as
determinações superiores.
* Iya kekere ou baba kekere: Mãe pequena e Pai pequeno do axé ou da comunidade. Sempre pronta a
ajudar e ensinar a todos no Ilê, substituto evenual da Iyá ou Babalorixá.
* jibonan: o cargo de jibonã (ji- dar/bí-nascer/onã-caminho — “dá caminho ao nascimento”,é a mãe
ou pai /que cria e são responsáveis pela reclusão do iyawo.
* Iyamoro: Responsável pelo Ipadê de Exú. Junto com a Agimuda, Agba e Igèna.
* Iyaefun/Babaefun: Responsável pela pintura dos Iyawos.
* Iyadagan: Auxilia a Iyamoro e vice-versa. Também possui sub-postos Otun-Dagan e Osi-dagan.
* Iyabassé: Responsável no preparo dos alimentos sagrados. Todos Olorixás podem auxiliá-la, sendo
* Iyaefun/Babaefun: Responsável pela pintura dos Iyawos.
* Iyadagan: Auxilia a Iyamoro e vice-versa. Também possui sub-postos Otun-Dagan e Osi-dagan.
* Iyabassé: Responsável no preparo dos alimentos sagrados. Todos Olorixás podem auxiliá-la, sendo
ela a única responsável por qualquer falha eventual.
* Iyarubá: Carrega a esteira para o iniciando. E usa toalha de Orixá no ombro.
* Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos em obrigações de “cantar folhas”.
* Aiybá: Bate o ejé em grandes obrigações. Tem sub-posto Otun e Osi.
* Ològun: Cargo masculino, despacha aos Ebós das grandes obrigações, a preferência é para os
* Aiyaba Ewe: Responsável em determinados atos em obrigações de “cantar folhas”.
* Aiybá: Bate o ejé em grandes obrigações. Tem sub-posto Otun e Osi.
* Ològun: Cargo masculino, despacha aos Ebós das grandes obrigações, a preferência é para os
filhos de Ogun, depois Odé e Oluwaiyê.
* Oloya: Cargo feminino, despacha os Ebós das grandes obrigações, na falta de Ològun. São filhas
de Oya.
* Mayê: Mexe com as coisas mais secretas do Axé, ligadas a iniciação do Adoxú.
* Agbeni Oyê: Posto paralelo a Mayê, divide a mesma causa.
* Olopondá: Grande responsabilidade na inicição, no âmbito altamente secreto ligado a Oxun.
* Kólàbá: Responsável pelo Làbá, simbolo de Xângo.
* Ajimuda: Ajuda a Yamoro com o Ipadê de Exú. Titulo usado no culto de Oya e Geledé, também é
* Agbeni Oyê: Posto paralelo a Mayê, divide a mesma causa.
* Olopondá: Grande responsabilidade na inicição, no âmbito altamente secreto ligado a Oxun.
* Kólàbá: Responsável pelo Làbá, simbolo de Xângo.
* Ajimuda: Ajuda a Yamoro com o Ipadê de Exú. Titulo usado no culto de Oya e Geledé, também é
um cargo que cuida da casa de Omolú.
* Iyatojuomó: Responsável pelas crianças do Axé.
* Iyasíhà Aiyabá: é quem segura o estandarte de Oxalá.
* Sarapegbé: Mensageiro de coisas civis e de awo.
* Akòwe: É a Secretária da casa da administração e compras.
* Babalossayn: Responsável pela colheita das folhas. Cargo de extrema importância.
* Axogun: Responsável pelos sacrifícios, Ogan de Ogun. Não pode errar. Responsável direto pelos
* Iyasíhà Aiyabá: é quem segura o estandarte de Oxalá.
* Sarapegbé: Mensageiro de coisas civis e de awo.
* Akòwe: É a Secretária da casa da administração e compras.
* Babalossayn: Responsável pela colheita das folhas. Cargo de extrema importância.
* Axogun: Responsável pelos sacrifícios, Ogan de Ogun. Não pode errar. Responsável direto pelos
sacrifícios do ínicio ao fim do ato. Soberano nestas obrigações, é quem se comunica com o Orixá
para quem se destina a obrigação, transmitindo à Iyalaxé as respostas e mandamentos. Deve ser
chamado de Pai. E também possui sub-posto Otun e Osi.
* Ogalá Tebessê: Dono dos toques, cânticos e danças. Trabalha em conjunto com o Alagbê, possui
sub-posto Otun e Osi.
Iyá Tebexê: responsavel e porta voz do Orixá patrono da casa.
instrumentos musicais sagrados. Se um autoridade de outro Axé chegar ao Ilê, o Alagbê, tem de
lhe prestar as devidas homenagens “dobrar o Ilù”. Também possui sub-posto Otun e Osi.
* Alagbá: Ambito civil do Axé.
* Àjòiè: Camareira do Orixá. O mesmo que Ekédi.
* Ojuoba: Posto de honra no Ilê Xangô e possui sub-posto Otun e Osi.
* Mawo: Grande confiança.
* Balógun: Título ligado ao Ilê Ogun.
* Alagada: Ogan que cuida das ferramentas de Ogun.
* Balóde: Ogan de Odé.
* Aficodé: Chefe do Aramefá (6 corpos) ligado ao Ilê Odé.
* Ypery: Ogan ou Àjòiè de Odé
* Alajopa: Pessoa de Odé, que leva a caça para ele.
* Alugbin: Ogan de Oxalufan e Oxaguian que toca o Il¦ù dedicado a Oxalá.
* Assogbá: Ogan ligado ao Ilê Omolú e cultos de Obaluaiye, Nanã, Egun e Exú.
* Alabawy: Pessoa que trabalha na área jurídica e que cuida dos interesses civis do Axé.
* Alagbede: Pessoa que trabalha no ramo de ferro e metais e forja as ferramentas do Axé.
* Elémòsó: Ogan ou Àjòiè de Oxaguian, ligados ao Ilê Oxalá etoda sua edumentária.
* Oba Odofin: Ligado ao Ilê Oxalá.
* Iwin Dunse: Ligado ao Ilê Oxalá.
* Apokan: Ligado ao Ilê Omolú.
* Abogun: Ogan que cultua Ogun.
Iyá Otun / Babá Otun: braço direito do zelador, pessoa de confiança do zelador.Iyá Osí / Babá Osí: braço esquerdo zelador, pessoa de confinça mdo zelador.Asògbá- Homem responsável pelo quarto de Omolú.Axopí- cargo do Ogan da casa
Obs: Todos os cargos são intransferíveis, uma vez dado através da confirmação no jogo de Orunmilá e o Orixá da casa, não podem mais serem retirados, os cargos são vitalícios e confirmados em orô interno, só podem serem substituídos na morte da pessoa.Existem cargos transitórios dados pelos zeladores e não estão aqui descritos.
Mam’etu ria mukixi......sacerdotisa no Angola.
Tat’etu ria mukixi......sacerdote no Angola.
Nengua-a-nkisi..........sacerdotisa no Kongo.
Nganga-a-nkisi.........sacerdote no Kongo.
Mam’etu ndenge..........mãe pequena no Angola.
Tat’etu ndenge..........Pai pequeno no Angola.
Nengua ndumba...........mãe pequena no Kongo.
Nganga ndumba...........pai pequeno no Kongo.
Kambundo ou Kambondo....todos os homens confirmados.
Kimbanda................Feiticeiro, curandeiro.
Kisaba.................pai das sagradas folhas.
Tata utala..............pai do altar.
Kivonda.................Sacrificador de animais (Kongo).
Kambondo poko...........sacrificador de animais (Angola).
Kuxika ia ngombe........Tocador (kongo).
Muxiki..................tocador( Angola).
Njimbidi................cantador.
Kambondo mabaia.........responsável pelo barracão.
Kota....................todas as mulheres confirmadas.
Kota mbakisi............responsável pelas divindades.
Hongolo matona..........especialista nas pinturas corporais.
Kota ambelai............toma conta e atende aos iniciados.
Kota kididi............toma conta de tudo e mantém a paz.
Kota rifula.............responsável em preparar as comidas sagradas.
Mosoioio................as (os) mais antigas.
Kota manganza............título alcançado após a obrigação de 7 anos.
Manganza.................título dado aos iniciados.
Uandumba................designa a pessoa durante a fase iniciatória.
Ndumbe..................designa a pessoa não iniciada.
* Àjòiè: Camareira do Orixá. O mesmo que Ekédi.
* Ojuoba: Posto de honra no Ilê Xangô e possui sub-posto Otun e Osi.
* Mawo: Grande confiança.
* Balógun: Título ligado ao Ilê Ogun.
* Alagada: Ogan que cuida das ferramentas de Ogun.
* Balóde: Ogan de Odé.
* Aficodé: Chefe do Aramefá (6 corpos) ligado ao Ilê Odé.
* Ypery: Ogan ou Àjòiè de Odé
Irànsé- iyá responsável pelo ronkó e o iyawo.
* Alajopa: Pessoa de Odé, que leva a caça para ele.
* Alugbin: Ogan de Oxalufan e Oxaguian que toca o Il¦ù dedicado a Oxalá.
* Assogbá: Ogan ligado ao Ilê Omolú e cultos de Obaluaiye, Nanã, Egun e Exú.
* Alabawy: Pessoa que trabalha na área jurídica e que cuida dos interesses civis do Axé.
* Alagbede: Pessoa que trabalha no ramo de ferro e metais e forja as ferramentas do Axé.
* Elémòsó: Ogan ou Àjòiè de Oxaguian, ligados ao Ilê Oxalá etoda sua edumentária.
* Oba Odofin: Ligado ao Ilê Oxalá.
* Iwin Dunse: Ligado ao Ilê Oxalá.
* Apokan: Ligado ao Ilê Omolú.
* Abogun: Ogan que cultua Ogun.
Iyá Otun / Babá Otun: braço direito do zelador, pessoa de confiança do zelador.Iyá Osí / Babá Osí: braço esquerdo zelador, pessoa de confinça mdo zelador.Asògbá- Homem responsável pelo quarto de Omolú.Axopí- cargo do Ogan da casa
Obs: Todos os cargos são intransferíveis, uma vez dado através da confirmação no jogo de Orunmilá e o Orixá da casa, não podem mais serem retirados, os cargos são vitalícios e confirmados em orô interno, só podem serem substituídos na morte da pessoa.Existem cargos transitórios dados pelos zeladores e não estão aqui descritos.
Angola - língua quimbundo - Kongo - língua quicongo
Mam’etu ria mukixi......sacerdotisa no Angola.
Tat’etu ria mukixi......sacerdote no Angola.
Nengua-a-nkisi..........sacerdotisa no Kongo.
Nganga-a-nkisi.........sacerdote no Kongo.
Mam’etu ndenge..........mãe pequena no Angola.
Tat’etu ndenge..........Pai pequeno no Angola.
Nengua ndumba...........mãe pequena no Kongo.
Nganga ndumba...........pai pequeno no Kongo.
Kambundo ou Kambondo....todos os homens confirmados.
Kimbanda................Feiticeiro, curandeiro.
Kisaba.................pai das sagradas folhas.
Tata utala..............pai do altar.
Kivonda.................Sacrificador de animais (Kongo).
Kambondo poko...........sacrificador de animais (Angola).
Kuxika ia ngombe........Tocador (kongo).
Muxiki..................tocador( Angola).
Njimbidi................cantador.
Kambondo mabaia.........responsável pelo barracão.
Kota....................todas as mulheres confirmadas.
Kota mbakisi............responsável pelas divindades.
Hongolo matona..........especialista nas pinturas corporais.
Kota ambelai............toma conta e atende aos iniciados.
Kota kididi............toma conta de tudo e mantém a paz.
Kota rifula.............responsável em preparar as comidas sagradas.
Mosoioio................as (os) mais antigas.
Kota manganza............título alcançado após a obrigação de 7 anos.
Manganza.................título dado aos iniciados.
Uandumba................designa a pessoa durante a fase iniciatória.
Ndumbe..................designa a pessoa não iniciada.
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